O ideal é dar comprimido ao gato em duas pessoas, para que uma possa segurar o animal, enquanto a outra administra o medicamento. Se isso não for possível, outra opção é sentar-se e segurá-lo entre as pernas. Com a mão esquerda, segure firme os cantos da boca do gato (as comissuras labiais).
Diluir o comprimido em água é uma forma muito prática de dar o comprimido ao gato, embora obviamente seja preciso dar-lhe o líquido através de uma seringa de plástico sem agulha para nos certificarmos de que recebe a medicação que precisa.
Modo de Usar e Dicas:
Se o seu amigo não tem problemas em deixar sua boca ser aberta por você, basta colocar o comprimido no fundo da língua. Em seguida, feche a boca do cachorro por alguns segundos e massageie o pescoço para garantir a ingestão.
É só colocar o remédio na seringa (sem agulha, claro) e tentar aplicar mais próximo possível da garganta. Só é preciso ter cuidado, se não pode dar muito errado.
Líquido: Na medicação liquida é bem mais simples, porém necessita de alguns cuidados extras. Depois que colocar a medicação na seringa dosadora, colocá-la no canto da boca do animal e administrar lentamente, pausando de vez em quando.
Se seu filho precisar mastigar uma pílula, você pode esmagá-la e dar a ele em uma colher com sorvete, calda de chocolate, mel ou qualquer outro alimento que não precise de mastigação. É recomendado dar algumas colheres só do alimento, e dizer ao seu filho para engolir sem mastigar.
Leia a bula ou informações descritas na embalagem. POSOLOGIA E MODO DE USAR: Em caninos: Administrar por via oral, 0,5 mL da suspensão para cada kg de peso corporal, de 12 em 12 horas, ouseja 50 mg de metronidazol e 50 mg de sulfadimetoxina por kg de peso, por dia, durante 5 dias.