A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex.
Como tratar a catarata nos olhos? O único tratamento totalmente eficaz na cura da catarata é a cirurgia. Através dela, o cristalino é substituído por uma lente intraocular (LIO). Essa nova lente passará a fazer a função do cristalino, possibilitando que o paciente volte a enxergar normalmente em pouquíssimo tempo.
No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.
A catarata ocorre quando a lente dentro do olho torna-se turva. Coisas ligadas à essa turvação incluem: Envelhecimento (catarata relacionada à idade) Superexposição à radiação ultravioleta (UV), como da luz solar, cabines de bronzeamento ou solários.
A catarata pode ser divida em 4 tipos:
A catarata é uma doença caracterizada pela lesão ocular que causa opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho que tem como finalidade focalizar as imagens na retina. A catarata causa perda na transparência dessa lente, tornando-a opaca e com coloração esbranquiçada.
Essa enfermidade que atinge a área dos olhos é muito comum entre pessoas da terceira idade e pode acontecer com mais frequência do que se imagina. A catarata é uma doença na qual a pessoa vai perdendo a visão aos poucos e, em seu quadro mais grave, pode provocar cegueira.
Alguma doença impede a cirurgia de catarata? Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e outras doenças simultâneas que estão altamente descompensadas, não devem ser operadas até que haja um controle da doença.
O valor da cirurgia de astigmatismo e miopia costuma variar entre R$ 1.
Ideal é usar óculos escuros nos primeiros 30 dias após a cirurgia de catarata haja visto que este é o período de cicatrização!
Pode voltar a cozinhar depois do primeiro mês, mas pode variar de caso a caso. O ideal é fazer essas perguntas nas consultas de pós operarorio. Também não pode carregar peso ou baixar a cabeça, tem que dormir do lado oposto ao que operou, não esfregar o olho.
A endoftalmite aguda pós-operatória é uma complicação devastadora da cirurgia de catarata e pode ser observada como dor intensa, vermelhidão, edema palpebral, reação da câmara anterior, opacidade corneana, opacidade vítrea, exudatos evidentes no vítreo ou ausência de reflexo vermelho.