EQST

Qual A Sociedade Dos Astecas?

Qual é a sociedade dos astecas?

A sociedade asteca era rigidamente dividida. Abaixo do imperador, considerado semideus, encontrava-se uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.

Como era a divisão da sociedade asteca?

A divisão social mais básica na sociedade asteca era aquela entre nobres (Nahuatl pīpiltin) e plebeus (Nahuatl mācehualtin). Os nobres possuíam um grande número de privilégios não compartilhados pelos plebeus, principalmente o direito de receber tributos de plebeus em suas terras.

Como a sociedade dos astecas expressava suas ideias?

A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

Como a sociedade maia expressava suas ideias?

Os maias nunca formaram um império propriamente dito, como os incas e astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidades-estado. Ou seja, cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.

É possível falar de ascensão social na sociedade asteca?

Sim. A sociedade era bastante flexível, ocorrendo mobilidade social dentro do Império. Alguns membros das baixas camadas livres poderiam ascender à categoria de dignitários graças à bravura nos combates, era possível galgar postos militares e chegar a fazer parte da Aristrocracia militar.

Porque era difícil a ascensão social na sociedade asteca?

Resposta. Resposta: porque a sociedade era estratificada, ou seja, não era possível mudar de "classe".

Quem eram os Pipiltin na sociedade asteca?

Pilli) era a classe social nobre no Império Asteca. ... Eles estavam abaixo dos nobres dominantes na estrutura social da civilização e acima dos plebeus que alcançaram um status nobre devido a um feito extraordinário em guerras.

Qual a função do Exército na sociedade asteca?

militarismo asteca era caracterizado por diversas camadas. Os Astecas eram treinados na escola para serem guerreiros. Havia dois grandes objetivos para esse fascínio militar. O primeiro era subjugar os outros povos estendendo os cinco reinos, aumentando a arrecadação de impostos e ampliando a hegemonia asteca.

Para que serviam os registros dos astecas?

Com as hipóteses, direcione-os à ideia de que com o registro, os astecas mudaram o seu jeito de viver, pois conseguiam planejar quando plantar, quando colher, quando festejar, e ate quando dar nomes aos filhos somente pela marcação do tempo que estava escrito.

Qual era a relação dos astecas com a vida militar?

O militarismo asteca era caracterizado por diversas camadas. Os Astecas eram treinados na escola para serem guerreiros. Havia dois grandes objetivos para esse fascínio militar. O primeiro era subjugar os outros povos estendendo os cinco reinos, aumentando a arrecadação de impostos e ampliando a hegemonia asteca.

Qual a importância da guerra para o povo asteca?

A guerra significava para os astecas, um momento em que capturavam os inimigos para sacrifica-los aos seus deuses. Uma das formas mais importantes como se dava esse sacrifício, era no momento em que os astecas arrancavam o coração dos guerreiros em um templo e o comiam.

Qual a importância das guerras para os astecas maias e incas?

Resposta: Os Maias assim como os Incas e Astecas tinham um forte laço com a guerra, o motivo pelo qual estas civilizações tiveram destaque no mundo pré-colombiano em grande parte está ligado à expansão territorial adquirida através da submissão dos povos vizinhos.

Qual era a importância das Chinampas para os astecas?

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Qual a importância das Chinampas?

Chinampa é um tipo de canteiro flutuante construído de madeira trançada sobre áreas lacustres, nos quais realizava-se o cultivo de algumas plantas e floresta imaginárias e, onde se desenvolviam muitas flores.

Qual é o significado de Chinampas?

Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.

Como era a cidade de Tenochtitlán?

Tenochtitlán era considerada a capital do Império Asteca durante o período Pós-Clássico da Mesoamérica. Tenochtitlán localizava-se onde atualmente é a Cidade do México. ... A cidade foi fundada em 1325, numa ilha do lago salgado de Texcoco, no que agora compreende o Planalto Central Mexicano.

Como eram as cidades astecas?

O Império Asteca era uma confederação de três cidades-Estados estabelecida em 1427, Tenochtitlan (cidade-Estado dos mexicas), Texcoco e Tlacopan, anteriormente parte do império dos tepanecas, cujo poder dominante era o Azcapotzalco.

Quem fundou Tenochtitlán?

20 de junho de 1325

Onde se localiza o lago Texcoco?

2.

Como a Cidade do México foi construída sobre um lago?

Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.

O que significa Xochimilco?

O nome Xochimilco é derivado dos vocábulos náuatles xōchi (flor), mīl (milpa, campo cultivado) e co (local), que combinados significam local de cultivo de flores ou milpa de flores. Xochimilco é popularmente conhecida pela sua extensa rede de canais — tudo o que resta do antigo Lago Xochimilco.

O que significa Texcoco?

Texcoco foi uma cidade-estado aliada aos astecas. Hoje é uma cidade no Estado de México, no México.