É nele que encontramos, em pessoas obesas, os “detestados” excessos de gordura. No entanto, o panículo adiposo proporciona proteção contra o frio. capaz de absorver com maior rapidez as substâncias nela injetadas.
A hipoderme compõe-se por duas camadas: areolar e lamelar (Azulay e Azulay, 1999). A camada areolar da hipoderme é composta por adipócitos globulares e volumosos, em disposição vertical, onde os vasos sanguíneos são numerosos e delicados.
As melaninas são classificadas de acordo com suas estruturas químicas. Podem ser: eumelanina, feomelanina, neuromelanina e alomelanina. Eumelanina (poli 5-6 indolquinona): corresponde a forma mais comum das melaninas, com coloração marrom ou preta, alcalina e insolúvel em água.
Existem dois tipos principais de melanina: a eumelanina e feomelanina. A primeira apresenta uma coloração que varia do negro ao marrom, além de possuir um alto peso molecular e capacidade de dispersar a luz ultravioleta. Já a feomelanina apresenta coloração que varia do vermelho ao amarelo.
Em resumo, há três tipos de Melanina, a saber:
A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa, devido ao sangue que flui sob a pele.
A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
"É a forma mais eficaz e segura. O mais usado é o Q-Switched Nd-YAG. O laser tipo Alexandrite também é utilizado, em casos mais específicos, como em pigmentos mais escuros ou quando estão em camadas mais profundas da pele", explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.