O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica.
Conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Os princípios básicos do neoliberalismo são a mínima participação do Estado na economia nacional, privatização das empresas estatais, adoção de medidas contra protecionismo econômico, abertura do país para a entrada de empresas multinacionais, controle dos preços e aumento da produção.
o Neoliberalismo é um conjunto de ideias que podem ser implantadas na política e economia que satisfazem um certo modo de pensar . ... Mínima participação estatal de forma a intervir o mínimo possível na economia do país. Pouca intervenção governamental nos processos trabalhistas. Livre circulação de capital.
Um estado neoliberal tem uma politica de privatização de empresas estatais e tem pouca participação estatal na economia de um país.
Os neoliberais, de uma forma geral, pregam que para uma sociedade ter progresso econômico, é preciso que o Estado não interfira na economia, o chamado “Estado Mínimo”. Eles defendem a privatização das empresas estatais, o fim das políticas sociais, o incentivo à competitividade internacional, entre outras coisas.
2) A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.