O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.
elétrons
bóson de Higgs
Quark up: fica entre 1,7 e 3,3 MeV. Quark down: fica entre 4,1 e 5,8 MeV. Quark bottom: 1270 MeV. Quark top: 101 MeV.
“Os quarks são, até o ponto em que sabemos, as partículas mais fundamentais que formam o núcleo atômico. Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up e down, 'u' e 'd', e o elétron. O nêutron é feito de dois quarks do tipo 'd' e um quark do tipo 'u'.
Esse número é justamente a carga de cor. Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].
Por exemplo, átomos são feitos de partículas menores conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons. Os prótons e nêutrons, por sua vez, são compostos de partículas mais elementares conhecidas como quarks.
Quanto aos prótons e aos nêutrons, descobriu-se que também eles não eram elementares: constituíam-se de quarks, partículas de carga elétrica fracionária descobertas na década de 1960 pelo físico contemporâneo Murray Gell-Mann. ... Os férmions compreendem os léptons e os quarks, dos quais existem 12 e 36, respectivamente.
A divisão atômica é feita da seguinte forma: Na parte central do átomo está concentrado o núcleo. Dentro desse núcleo encontramos prótons e nêutrons, que são também conhecidos como nucleons. Os nêutrons são formados por quarks, que se dividem em dois tipos: u e d.
Os quarks nunca podem ser detectados isoladamente, somente em grupo de três. ... Além disso, as partículas como prótons não podem ser formadas por apenas dois quarks porque os prótons são formados por dois quarks up e um quark down, sendo a soma das cargas dessa partícula igual a 1.
À primeira vista, pode parecer que categorizar partículas por essas propriedades é completamente arbitrário. As partículas conhecidas no modelo padrão. Estas são todas as partículas fundamentais que foram descobertas diretamente; o gráviton, embora não descoberto, seria um spin = 2 bóson.
As partículas que constituem os hádrons são os prótons, nêutrons e píons. As partículas que constituem os léptons são os elétrons e os neutrinos. Os hádrons podem ser subdivididos em mésons e bárions. Enquanto os mésons, como o píon, são bósons; os bárions, como o próton e o nêutron, são férmions.
O acelerador de partículas em um gigantesco cilindro em que partículas nucleares, (geralmente prótons e elétrons, partículas positivas e negativas), giram impulsionados por poderosos imãs. ... Graças aos aceleradores podem-se identificar as partículas subatômicas que constituem o átomo, como o quark top.