Usualmente, este eletrodo é isolado do meio reacional através de uma junção única por eletrólito. Existem eletrodos de dupla junção, onde se adiciona uma segunda junção com um eletrólito diferente. Com isso é possivel eliminar a interferência de certos íons, por exemplo o cloreto, em determinações.
Para reidratar o bulbo, deixe o eletrodo imerso em uma solução padrão pH 4 por 10 a 30 minutos. Se isto não resolver, o eletrodo requer uma reativação. Nunca toque ou esfregue o bulbo de vidro.
O eletrodo de pH é utilizado para medir a concentração de pH em diversas amostras. O equipamento permite converter o valor do potencial eletrodo em unidades de pH, por meio do potenciômetro.
A medição ocorre de forma muito simples, após o medidor de ph ser calibrado com a solução tampão, o eletrodo é mergulhado com a ponta na amostra e imediatamente ele produz milivolts que são transformados em escala de pH. ... Ao ser submerso na amostra, o eletrodo gera milivolts que são convertidos para uma escala de pH.
O eletrodo que mede o pH é um bulbo de vidro sensível a íons de hidrogênio, com uma saída em milivolts que varia conforme as alterações na concentração relativa de íons de hidrogênio dentro e fora do bulbo. A saída do eletrodo de referência não varia com a atividade dos íons de hidrogênio.