Josef Stalin foi um revolucionário e político que liderou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de 1924 até 1953, quando faleceu. ... Josef Stálin, líder da União Soviética entre 1924 e 1953. Foi secretário-geral do Partido Comunista e ocupou o cargo de primeiro-ministro.
Mas acabou sendo Stalin, adepto ao socialismo de um só país, quem se tornaria o novo líder máximo da URSS. Nascido em Gori, na Geórgia, em 1878, Iosif Vissarionovich Djugashvili só adotaria o famoso pseudônimo em 1913. Stalin, em russo, remete a “feito de aço”.
A União Soviética entre 1927 e 1953 (a chamada Era Stalin ou Era Stalinista) foi denominado Josef Stalin, muitas vezes descrito como um estado totalitário, modelado por um líder que tinha todos os poderes, e que buscava reformar a sociedade soviética, com planejamento econômico agressivo, em especial, com uma varredura ...
Os historiadores consideram que Stalin tornou-se governante efetivo da União Soviética a partir de 1927. A disputa pelo poder foi iniciada quando a saúde de Lenin começou a se deteriorar, entre 1922 e 1923, por conta de um derrame.
Stálin chegou ao poder como uma liderança natural do partido após a morte de Lênin, tendo conquistado aos poucos uma posição de relevância no partida e tendo vencido a disputa interna com Trótski se destaca como grande líder dos bolcheviques.
A ascensão de Stalin ao poder aconteceu depois da morte de Lenin, com o líder georgiano impondo um governo baseado no terror e marcado pela morte de milhões de pessoas, fosse por execuções sumárias, fosse em campos de trabalho forçado.
Uma união de várias repúblicas soviéticas subnacionais, a URSS era governada por um regime unipartidário altamente centralizado comandado pelo Partido Comunista e tinha como sua capital a cidade de Moscou. A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial.
Mikhail Gorbatchov
Na época de Stalin as mulheres começaram a conheceram uma liberdade que jamais haviam conhecido. ... Também se traduziu em mulheres eleitas e eleitoras e o respeito do governo em relação aos direitos das mulheres.
Perestroika (do russo: перестройка, literalmente "reconstrução" ou "reestruturação") foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas por Mikhail Gorbachev, em 1986.
Em 15 de março de 1917, o conjunto de forças políticas de oposição (liberais, burguesas e socialistas) depuseram o czar Nicolau II, dando início à Revolução Russa.
Pelo menos 200.