Crescimento populacional? Transição demográfica? Taxa de natalidade e taxa de mortalidade? Calma, não precisa se desesperar!
A transição demográfica é uma teoria que aborda as diferentes fases pelas quais passa o crescimento populacional nos diferentes lugares. ... A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado.
Um dos principais motivos do envelhecimento mundial é a melhora na qualidade de vida, pode-se destacar na parte da saúde, com a cura e tratamentos de diversas doenças, que, antes dizimavam populações inteiras. Isso aumentou drasticamente a expectativa de vida.
Os principais fatores de transição demográfica brasileira são a melhoria na qualidade de vida, mais saúde e educação sexual e acesso a contraceptivos com maior facilidade, além também da inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminui a quantidade de nascidos em solo brasileiro.
O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.
O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.
Além disso, a taxa de natalidade em países mais desenvolvidos também tende a diminuir. Logo, o envelhecimento da população é uma consequência esperada. O envelhecimento da população resulta em uma menor força de trabalho no país e com mais pessoas dependendo do sistema de previdência.
A partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país, ou seja, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos. O envelhecimento da população traz consequências como o aumento com gastos de saúde e aposentadorias e impactos no mercado de trabalho, que enfrenta uma espécie de conflito.