EQST

Quem Tem Periodontite Pode Engravidar?

Quem tem periodontite pode engravidar?

Pesquisa mostrou que mulheres com doenças periodontais demoram cerca de dois meses a mais para engravidar. Quando chega a hora de engravidar, muitas mulheres já agendam todos os exames ginecológicos recomendados para ter uma gestação tranquila.

Como a doença periodontal e o diabetes se correlacionam?

A interação entre o diabetes e a periodontite ocorre em uma ação bidirecional. Alterações na resposta do hospedeiro, na vascularização periodontal e nos níveis glicêmicos do fluido sulcular gengival facilitam a instalação ou alteram o curso da doença periodontal em diabéticos.

Qual o impacto do tabagismo na doença periodontal?

O cigarro é categorizado como o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais. Além disso, os resultados do tratamento de doença periodontal em tabagistas apresentam maior recessão gengival e menor ganho de inserção clínica do que em não tabagistas.

O que são fatores modificadores da doença periodontal?

Quanto à etiologia da doença periodontal, esta se classifica em: • Fatores determinantes: microrganismos, placa bacteriana; • Fatores predisponentes: anatomia dentária, forma da arcada dentária, respiração bucal, aparelhos ortodônticos, cálculo dentário, contornos das restaurações; • Fatores modificadores: hábitos ...

O que são fatores modificadores?

Os fatores modificadores, uma vez definidos, permitem converter recursos minerais medidos e indicados em reservas de minério provadas e prováveis conforme o esquema seguinte: JORC. (2012).

Quais são os fatores predisponentes da doença periodontal?

Causas e fatores de risco da periodontite

  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.

Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?

O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.

Por que o cálculo é considerado um fator etiológico secundário?

b) Cálculo supragengival o cálculo dental é o fator retentivo de placa mais importante; no entanto, é um fator etiológico secundário na periodontite. Sua presença torna impossível a remoção adequada da placa e impede uma boa higienização por parte dos indivíduos 1,5.

O que causa cálculo dental?

O cálculo dental é um depósito de cor amarela ou marrom que se forma quando a placa se mineraliza sobre o dente. A propensão para a formação de tártaro varia significativamente conforme cada pessoa. Em geral, com a idade mais avançada, as pessoas tornam-se mais propensas a formar cálculo nos dentes.

Como o biofilme dental é formado?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

O que é cálculo salivar no dente?

Cálculo ou tártaro, em Odontologia, é o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro. Os depósitos de cálculo tem sido relatados em animais livres de qualquer bactéria (animais "germ-free"), e podem ser o resultado da calcificação de proteínas salivares na superfície do dente.

O que é cálculo nos dentes?

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Como retirar cálculo dental?

COMO REMOVO O TÁRTARO DOS DENTES? Enquanto a placa bacteriana pode ser removida através da escovação e do uso do fio dental em casa, o cálculo dental somente pode ser removido por um profissional no consultório do dentista.

Como amolecer tártaro dos dentes?

Bicarbonato e limão A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

Como amolecer placa bacteriana?

Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio exercerá um papel eficaz na eliminação das placas e também dos tártaros. Para tal, basta molhar a escova de dente e polvilhá-la com bicarbonato de sódio. Em seguida, escove bem os dentes com ela. Depois basta enxaguar e repetir o procedimento 2 vezes por dia.

Como tirar tártaro dos dentes cachorro?

Mesmo quando o cão já tem tártaro por muitos anos e apresenta verdadeiros cálculos formados nos dentes, o Plaque Off é um ótimo auxiliar, tornando-os porosos e muito mais fáceis de serem removidos com escovação e espátulas ou ainda diminuindo o tempo necessário de anestesia para o veterinário fazer a limpeza ...

O que acaba com tártaro?

7 receitas caseiras para acabar com o tártaro acumulado nos...

  1. Consumir mais vegetais e frutas. Foto: Getty Images. ...
  2. “Escovar” os dentes com morangos. ...
  3. Usar bicarbonato de sódio. ...
  4. Usar peróxido de hidrogênio. ...
  5. Usar gel de Aloe Vera. ...
  6. Mastigar gergelim ou salsinha. ...
  7. Usar óleo de girassol.

Qual o melhor creme dental para limpar os dentes?

As 4 Melhores Pastas de Dente em 2019

  1. Creme dental Close Up Proteção Bioativa - 90g.
  2. Gel dental infantil Malvatrikids Baby - 70g. ...
  3. Creme dental Colgate Total 12 Clean Mint - 90g. ...
  4. Creme dental Sensodyne Branqueador Extra Fresh - 50g. ...

Qual pasta de dente clarear os dentes?

Oral B 3D White Whitening Therapy Purification Pasta Dental com Flúor. O creme dental da Oral B da linha Whitening Therapy promove uma limpeza profunda em carbono para os dentes, clareando-os, removendo as manchas de superfície e proporcionando uma sensação de limpeza e frescor com sabor de menta.