A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.
O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio da avaliação nutricional, que utiliza técnicas apropriadas de antropometria, anamnese alimentar, história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais.
A exigência de um animal varia em função de fatores como: peso vivo, categoria, estado fisiológico, uso de promotores de crescimento e fatores ambientais. Em geral, as exigências de todos os nutrientes são tanto maiores quanto mais pesado for o animal.
substantivo feminino Boa nutrição; diz-se da alimentação de boa qualidade. [Por Extensão] Estado nutricional adequado: eutrofia nutricional. Condição do lago eutrófico, do lago cujas águas possuem ausência ou escassez de oxigênio, mas excesso de nutrientes.
Considera-se como eutrofia, para essa faixa etária, o IMC entre 22 e 27 kg/m2. Níveis abaixo de 22 e acima de 27 kg/m2 são classificados como baixo peso e excesso de peso, respectivamente2. Enquanto para adultos, o IMC considerado adequado está entre 18,5 e 24,99 kg/m2, segundo a Organização Mundial de Saúde4.
A eutrofia, garantida como a composição corporal capaz de sustentar uma vida saudável, fica comprometida pois esta composição está definitivamente alterada pela diminuição atrófica da maior parte da “massa magra” representada pelos músculos.