O sistema respiratório é um conjunto de órgãos com a função de conduzir o ar até os pulmões e realizar a troca gasosa (hematose). Os seus órgãos são as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos e pulmões.
A fisiologia do sistema respiratório é constituída por um par de pulmões e por vários órgãos que circulam o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.
O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.
Pode ser dividida anatomicamente em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.
b) Via aérea inferior: contém os órgãos localizados na cavidade torácica, incluindo a traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, com funções na troca de oxigênio e dióxido de carbono (GUYTON; HALL, 2006).
Ele é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.
O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe.
Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.
Geralmente, este tipo de infecção é provocado por vírus, bactérias ou fungos, de diversos tipos, provocando sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta, por exemplo.
Confira dicas listadas pelos especialistas para evitar doenças respiratórias e cardiovasculares
Os sintomas mais comuns da infecção respiratória são:
As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. As mais comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite.
13 dicas que funcionam de verdade para evitar problemas respiratórios
Doenças pulmonares
6 principais doenças do sistema urinário e como tratar
Doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer, distrofia muscular e esclerose múltipla não têm cura, mas elas podem ser tratadas....Lista de doenças neurológicas degenerativas
Doenças do sistema nervoso central. Estes incluem a meningite e a encefalite. Estas podem ser origem bacteriana ou viral e podem frequentemente ser risco de vida. A poliomielite é uma outra infecção do sistema nervoso central.
Índice
Doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos são chamadas doenças neurológicas. Os sintomas neurológicos são causados por um transtorno que afeta parte de ou todo o sistema nervoso.
Uma convulsão ocorre quando há uma atividade elétrica anormal do cérebro. Essa atividade anormal pode passar despercebida ou, em casos mais graves, pode produzir uma alteração ou perda de consciência acompanhada de espasmos musculares involuntários - que é definido como crise convulsiva ou convulsão.