A coesão e a coerência são responsáveis pela construção do sentido de qualquer texto e, portanto, de uma de suas características es- senciais: a textualidade. Quando se tem diante de si a intenção ou a proposição da produ- ção de um texto, deve ser estabelecido o que se pretende comunicar e planejar as ideias.
Coerência e coesão são fundamentais para o parágrafo. A primeira organiza a sequência de ideias, de modo que o leitor perceba facilmente qual a importância delas dentro do parágrafo. ... Já a coesão é relacionada à adequação entre ideias e vocábulos. A coerência é ligada diretamente a ter sentindo.
A coesão textual é como uma costura que liga as ideias de um texto por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais. Ela garante a harmonia e a conexão lógica entre as frases, o que colabora para uma melhor compreensão por parte do leitor.
A coerência textual contribui para a estruturação do texto, dando-lhe sentido. Conforme Koch e Travaglia (1993), a coerência é global e pode ocorre por meio da comunicação. ... Portanto, a coesão textual faz a ligação entres os elementos presentes no texto, produzindo sentido e coerência.
Em outras palavras: um texto pode ser gramaticalmente bem construído, com frases bem estruturadas, vocabulário correto, mas apresentar ideias disparatadas, sem nexo, sem uma sequência lógica: há coesão, mas não coerência.
Quando um texto é coeso quer dizer que ele tem sentido completo, ou seja, uma unidade formal e semântica. Essa unidade é construída por mecanismos gramaticais — artigos, conjunções, pronomes etc. ... Um segundo mecanismo responsável pela unidade textual é o de coesão lexical.