Filosofia do direito é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o direito. Com o intuito de obter decisões mais justas, a Filosofia do Direito, por meio de reflexões e questionamentos, busca a verdade real e processual visando aplicá-las no mundo jurídico.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. ... O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
Levando-se em conta o pensamento de Reale, verifica-se que a Filosofia do Direito (a partir do século XVII) possui autonomia no que concerne a seu objeto de estudo, de maneira que pode desenvolver sua história sem esperar que os filósofos especialistas se posicionem acerca de seus temas.
Cumpre à Filosofia do Direito distinguir aquilo que é propriamente jurídico de disciplinas, como Ética, Moral e Religião. ... É enquanto filósofo do direito que o jurista olha para o Direito como um conjunto de normas jurídicas, e não como jurista. Nenhuma norma jurídica poderia dizer que o Direito é norma jurídica.
Direito comparado é uma disciplina muito importante na comunicação entre os sistemas jurídicos. ... Além disso, o direito comparado ajuda a alargar os horizontes para os reformadores da lei e os legisladores em todo o mundo. Também pode ser útil nas relações internacionais na definição de políticas estrangeiras.
O direito como ciência humana é considerado por alguns como dogmática. As normas devem ser cumpridas como está escrito e pormenorizadamente. ... Miguel Reale chega à conclusão que a missão da filosofia do direito é de crítica da experiência jurídica, no sentido de determinar as suas condições transcendentais.
Pode-se dizer, em síntese, que para Santi Romano o direito existe quando há uma organização de uma sociedade ordenada, ou por outras palavras, uma sociedade ordenada através de uma organização ou uma ordem social organizada. Esta sociedade ordenada e organizada é que Santi Romano chama de Instituição.
A filosofia está ao alcance de qualquer um, ela vai muito além de um profundo conhecimento em abstrações de antigos pensadores, filosofar é antes de tudo buscar um propósito e um sentido para as coisas.
A Filosofia lida, desde o seu surgimento, com a questão do conhecimento, visto que ela surge para apresentar uma nova forma de conhecer o mundo. Ao longo de sua história, os filósofos apresentaram diferentes teorias sobre o modo como o ser humano conhece e as formas de se conhecer.
Os principais problemas da teoria do conhecimento são: A possibilidade do conhecimento. A origem do conhecimento. O limite do conhecimento.
A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.
O que faz um Filósofo? É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. ... Para isso, o filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.