A soletração em língua de sinais (chamada de “datilologia”) serve para: I- Fazer referência a nomes próprios de pessoas ou lugares. II- Fazer referência a elementos que não possuem um sinal ainda. III- Fazer referência a elementos linguísticos que a Libras não compreende, como preposições, artigos etc.
Resposta: tradutor/ intérprete de língua de sinais.
25), o sinal soletrado refere-se a “uma palavra da língua portuguesa que, por empréstimo, passou a pertencer à Libras por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio desta língua”.
Estudos em ASL dizem que a ordem básica é SVO (Sujeito-Verbo-Objeto). Isso porque muitas vezes o sujeito e o objeto são reversíveis (um poderia trocar com o outro e a frase ainda teria sentido), aí então fica mais restrita a ordem.
As expressões faciais cumprem uma função importante no contexto da comunicação em LIBRAS, reforça a ideia transmitida, determina a tipologia frasal e é um dos parâmetros da língua. ... As expressões faciais determinam as frases, mas não apresentam argumentação e nem formam os sinais e a tipologia frasal da LIBRAS.
Não é possível diferenciar uma frase exclamativa de uma frase afirmativa ou interrogativa. Em Libras não há frases, apenas sinais soltos. ... As expressões faciais diferenciam as frases afirmativas, interrogativas, negativas e exclamativas. Explicação: As línguas de sinais possuem expressões faciais afetivas e gramaticais.
Tipos de Frases na LIBRAS FORMA EXCLAMATIVA: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. Pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo.
A Língua de Sinais utiliza as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa, por isso para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, interrogativa exclamativa, imperativa ou negativa precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que ...
As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.