Naruto é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. Conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série é baseada em um one-shot de Kishimoto publicado na edição de agosto de 1997 da revista Akamaru Jump.
Para contornar isso, inicialmente, Fukasaku, um ex-professor de Jiraiya, tenta se fundir com Naruto para recolher a energia natural para ele usar enquanto ele luta. Isto acabou por fracassar como Kurama rejeita Fukasaku, se recusando a deixar o sapo ser alojado em Naruto ao lado dele. Naruto encontrou uma maneira alternativa ao usar clones das sombras: enquanto ele luta, os clones reúnem energia natural para ele e depois se dispersam após prazo de Naruto se esgotar, transferindo sua energia natural para ele voltar a usar o Modo Eremita. Apesar de eficaz, este método limita o número máximo de clones das sombras que podem ser criados para cinco, enquanto os clones estão recolhendo energia natural. Com isso, nada mais interfere com o seu foco na regulação da quantidade adequada de chakra e energia natural.
Enquanto continua a atacar, Naruto subconscientemente ainda fica pensando sobre como salvar seus aliados, o chakra de Naruto corresponde a sua vontade e forma o Manto da Versão 1 em torno de Shikamaru Nara, na tentativa de ajudar em sua recuperação. Naruto, então, dispara uma Bomba Bijuu reforçada com senjutsu, assim como Sasuke dispara uma flecha reforçada com senjutsu com o arco do seu Susanoo, que racham a esfera que Obito formou em torno de si e o faz voar para frente. A batalha continuou, resultando com o Susanoo de Sasuke e o Modo Bijuu de Naruto sendo destruídos. No entanto, Sasuke e Naruto se levantam novamente com suas determinações inabaladas. Obito, mais uma vez tenta incutir dúvidas em Naruto para impedi-lo de seu caminho, mas Naruto se recusa a ouvir. Sasuke então diz para terminar a batalha com o próximo ataque e manifesta a forma final do seu Susanoo, encobrindo o manto do Modo Bijuu de Naruto.
Companheira de Naruto e Sasuke no Time 7, Sakura é uma jovem cheia de energia que está mais interessada em sua paixonite por Sasuke do que tornar-se uma ninja. Apesar disso, ela é bastante dedicada e inteligente, e logo vai perceber que precisa amadurecer para sobreviver neste mundo.
Mais tarde, Naruto se reúne com Inari no Túmulo de Zabuza e Haku. Inari discute sobre o projeto que seu avô, Tazuna, tem trabalhado: o Tobishachimaru, um navio de bordo que vai revolucionar a indústria de transporte. Embora seja esperado que vá trazer grandes fortunas para o País das Ondas, Inari também acredita que irá causar desemprego em massa. Naruto se lembra das palavras anteriores de Garyō e, embora ele veja o problema que o dinheiro trás, ele ainda não concorda com o que Garyō estava fazendo.
Naruto, Fukasaku, Gamaken, Gamahiro, Gamabunta e Gamakichi são invocados no centro de Konoha. Percebendo que Pain tinha destruído praticamente toda a aldeia, Naruto fica enfurecido e destrói o Caminho Asura com um Rasengan antes que esse pudesse atacar Tsunade. Naruto manda Tsunade fugir, instruindo-a a fazer com que nenhum morador intervisse na batalha.
Nesta parte, acompanhamos, também, a formação do protagonista e de seus amigos na Academia Ninja até a partida de Sasuke da Vila da Folha. Diferente do mangá, entretanto, o anime conta com uma série de episódios filler após isto, e estes servem para que a história do mangá possa se desenvolver sem ele ser alcançado rapidamente pelo anime.
Naruto é um mangá criado e ilustrado por Masashi Kishimoto. O título conta a história de Naruto Uzumaki, um garoto órfão que carrega dentro de si a Raposa Demônio de Nove Caudas e que tem o sonho de tornar-se o Hokage, ou seja, o ninja mais forte da Vila na qual ele mora.
Toneri, reforçado, os persegue, ainda determinado a destruir o mundo por decreto de Hamura Ootsutsuki. Eles tentam fugir com o resto da equipe e a Hanabi resgatada, mas Toneri consegue aprisionar Hinata, com a intenção de fazê-la matar Naruto. Naruto, no entanto, bloqueia e se esquiva de todos os ataques de Toneri antes de finalmente derrotar Toneri com um único soco, libertando Hinata no processo. Toneri tenta um ataque final, mas o poder é grande demais para ele e, graças a intervenção de Naruto, ele é salvo de ser lançado a deriva no espaço. Depois, Hinata informa o decreto real de Hamura para Toneri, arrependido sobre o que ele fez, Toneri os permite retornar para casa. Enquanto caminham de volta através da caverna, Naruto reafirma seus sentimentos por Hinata, explicando que o cachecol que ele está usando e que ela estava com ciúmes, foi feito por sua mãe. A caverna se desintegra atrás deles e os impulsiona de volta para a Terra, onde eles compartilham seu primeiro beijo.
Mais tarde, Naruto descobre que houve uma séria missão para impedir que o Tobishachimaru se colidisse com o Castelo Hoozuki em uma tentativa dos homens de Garyō em libertá-lo, durante sua viagem inaugural. Irritado que ele não foi incluído na missão, ele começa a espalhar mentiras de que Kakashi, agora o sexto Hokage, têm um relacionamento com a ex-seguidora de Garyō, Kahyō, que se tornou a chefe da prisão de sangue, para grande aborrecimento de Kakashi.
Ao retornar para casa e completar algumas outras missões simples, o Time Kakashi foi inserido nos Exames Chuunin. Na primeira fase, uma prova escrita, os genin participantes foram incumbidos de completar um teste sem usar habilidades e aqueles que fossem pegos colando seriam eliminados. Naruto estava preocupado pois não sabia nada da prova. Hinata Hyuuga, que estava sentado ao lado dele, ofereceu sua prova para Naruto olhar as respostas, mas ele recusou, com medo de que eles fossem pegos. Naruto foi forçado a depender da décima questão para passar, acertando-a. Quando confrontados com a perspectiva de não responder corretamente a pergunta a seguir, e de nunca ser autorizado a fazer o teste novamente, ou desistir de tentar novamente durante os próximos exames, Naruto insistia em responder a questão, afirmando que, mesmo se ele respondesse errado, ele ainda iria se tornar Hokage. A vontade de enfrentar a resposta causou mais confiança nos demais genin, Ibiki Morino, então, autorizou que todos os quais não desistiram passassem para a segunda fase.
Espantado com a determinação de Naruto para a sua resposta, Nagato disse que acredita em Naruto, e reviveu todas as pessoas que ele tinha matado em Konoha, à custa de sua própria vida. Com isso, Naruto ajudou Konan a resgatar os corpos de Nagato e Yahiko para o enterro em Amegakure. Após a confirmação de que ela tinha deixado a Akatsuki, Konan deu um buquê de flores de papel para Naruto, simbolizando uma nova aliança.
Usando um clone de sombra como um substituto, Naruto escapou de Yamato e perseguiu Kakashi usando seu Modo Eremita para acompanhar o chakra do último. Ele chegou a tempo de salvar Sakura de ser morta por Sasuke. Naruto fez uma última tentativa de argumentar com seu ex-amigo, solidarizar-se com sua dor e reconhecendo o sacrifício de Itachi. No entanto, Sasuke não se comoveu e deixou claro sua vontade de destruir Konoha. Chocado com a profundidade do seu ódio, Kakashi resolveu matar Sasuke, mas foi interrompido por Naruto, que chocou seu Rasengan com o Chidori de Sasuke. Ambos sobreviveram ao confronto. Até que Tobi e Zetsu chegaram para ajudar Sasuke. Antes de Sasuke sair, Naruto notou que ambos haviam se tornar ninjas de alta posição, e se eles nunca lutarem novamente, os dois iam morrer. Em resposta, Sasuke declarou que não tinha intenção de morrer, e prometeu matar Naruto primeiro. Ele saiu com Tobi e Naruto voltou para Konoha com seus companheiros de equipe, levando Karin junto.
A explosão sacode toda a área, até mesmo destruindo as cabeças das estátuas de Madara e Hashirama. Depois que os dois poderosos ninjas desabam, Sasuke usa o Amaterasu, o qual Naruto desvia com sua versão 1 do manto de chakra antes de continuar o seu ataque com seus clones das sombras, golpeando Sasuke. Sasuke contra-ataca com shuriken, dispersando os clones das sombras, mas ambos ficam sem chakra e recorrem ao taijutsu básico. Em última análise, os dois caem de exaustão, mas indispostos a desistirem. Sentindo que Naruto conseguiu um pouco de chakra extra a partir da metade Yin de Kurama, Sasuke usa o poder de seu Caminho Preta para absorvê-lo, dando-lhe força suficiente para se levantar e lançar o seu Chidori em Naruto.
Não há dúvidas de que Naruto é uma das franquias mais amadas de todos os tempos. Criado por Masashi Kishimoto, o mangá teve alguns conceitos curiosos antes de tornar-se uma história sobre ninjas.
Sakura os liberta do genjutsu e eles continuam com a missão. Naruto, no entanto, fica distraído com seus novos sentimentos e permanece mais alerta com Hinata do que com qualquer outra coisa: quando ele percebe que ela estava ausente, ele deixa o resto da equipe enfrentando o Caranguejo-Violinista para que ele possa localizá-la. Naruto a encontra conversando com uma marionete parecida com Toneri, a qual ele derrota rapidamente. Hinata não compartilha o que ela discutiu com a marionete, Naruto então promete não deixá-la fora de sua vista novamente. Eles continuam sua caminhada através da caverna e, eventualmente, chegam ao interior da lua, embora eles não fiquem imediatamente cientes desse fato. A equipe se divide para investigar os arredores do santuário do clã Ootsutsuki. Naruto acompanha Hinata, mas ambos são incapazes de dizer o que eles estão pensando.
Como muitas equipes genin tinham passado da segunda fase, uma rodada de batalhas preliminares, onde Genin se enfrentavam em combate, foram realizadas para a fase final. Depois de assistir as primeiras rodadas, Naruto foi colocado contra Kiba Inuzuka e seu cão, Akamaru. Lembrando do talento de Naruto em seus dias na academia, Kiba acreditava que seria uma luta fácil. Ele e Akamaru se uniram contra Naruto, que inicialmente teve dificuldade no combate. Depois de combinar a Técnica de Transformação com seus clones da sombra para tornar Kiba e Akamaru uns contra os outros, Naruto foi capaz de remover Akamaru da competição. Quando Kiba estava prestes a derrotá-lo, Naruto peida, imobilizando Kiba e seu elevado senso de olfato e fazendo dele um alvo fácil para a Rajada de Naruto Uzumaki. Naruto ganhou a partida.
Além do mangá ser vendido em 35 países fora de sua pátria, em setembro de 2014, teve mais de 200 milhões de cópias impressas, sendo mais de 130 milhões de cópias no Japão e os 70 milhões restantes no exterior, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história. Críticos da série elogiaram o equilíbrio entre as cenas de combate e as de comédia, assim como a personalidade das personagens.
Quando ele chegou em Konoha, Naruto descobriu que não só o pai de Sora ainda está vivo, mas que ele estava por trás de vários roubos graves. A questão mais premente, porém, era que ele tinha, anos antes, selado alguns dos chakra superiores, deixadas para trás durante o ataque do Nove-Caudas, em Sora, e tentou usar seu poder para destruir Konoha. Quando Sora perdeu o controle do chakra da Kurama dentro dele, Naruto também lutou para controlar o Nove-Caudas na tentativa de criar uma forma de quatro caudas. Ele foi capaz de manter os seus sentidos, no entanto, forçou a influência do Nove-Caudas a recuar, e foi capaz de chegar até Sora para ajudá-lo a voltar ao normal de volta. O chakra da Kurama foi expulso do corpo de Sora e, finalmente ficou livre, ele se despediu de Naruto antes de sair para explorar o mundo.
O Terceiro Hokage é o atual líder da Vila da Folha. Apesar de estar sempre andando por aí distraído ou consultando sua bola de cristal, ele é um ninja extremamente forte que cuida dos principais detalhes da vila onde Naruto mora. Conhecido como “o professor” ele é profundamente respeitado pelos outros ninjas da vila. Apesar de estar aposentado há alguns anos, ele voltou a assumir o posto de líder da Vila Ninja após a morte do Quarto Hokage, e ainda pretende permanecer no posto por mais 4 ou 5 anos.