Frequência e comprimento das ondas eletromagnéticas
Divida a velocidade da luz pelo comprimento de onda. A velocidade da luz é uma constante e, por isso, mesmo que o problema não ofereça um valor, ele se manterá como 3,00 × 108 m/s. Divida esse valor pelo comprimento de onda convertido em metros. Exemplo: f = C / λ = 3,00 × 108 / 5,73 × 10-7 = 5,24 × 1014.
Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. ... Para cada comprimento de onda pertencente à faixa de luz visível encontra-se associada a percepção de uma cor.
A luz visível é a radiação proveniente do sol que traz a claridade, é a iluminação que somos capazes de enxergar, que é capaz de iluminar objetos tornando-os visíveis, que corresponde a cerca de 40% da radiação total que chega ao planeta.
A cor de um objeto é determinada pela frequência da onda que ele reflete....Cor.
O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.
500nm
O comprimento de onda (λ) corresponde à menor distância entre dois pontos da onda em concordância de fase. A equação acima, que fornece a velocidade de propagação de uma onda, vale para ondas mecânicas e eletromagnéticas.
O comprimento de onda é a distância entre dois picos consecutivos de uma onda, sendo que quanto maior o comprimento da onda, menor será a energia da radiação e vice-versa.
Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais, temos por exemplo: a luz vermelha que é uma luz de menor freqüência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior freqüência e nos submete a maior energia.
Consideremos que um objeto iluminado com luz branca absorva todos os seus componentes, com exceção da vermelha. Portanto, esse objeto reflete, difusamente, somente a luz vermelha e, então, para nós, esse objeto é vermelho. Se ele refletisse somente a luz azul, nós o enxergaríamos azul.
As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização. No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor.
As ondas são classificadas em Longitudinais e Transversais. A principal característica de uma onda mecânica é a necessidade de um meio para se propagar seja em uma corda, seja no mar, é sempre necessário uma molécula ser movida por outra, para essa onda se propagar.
As ondas eletromagnéticas. As ondas de rádios, TVs, raios X, micro-ondas e, principalmente, a luz do sol são exemplos de ondas eletromagnéticas. ... Maxwell provou que as ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade quando estão no vácuo, c = 3.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.