Qual Foi O Primeiro Presidente A Ser Eleito Pelo Voto Direto?

Qual foi o primeiro presidente a ser eleito pelo voto direto

Há exatos 125 anos, no dia 1º de março de 1894, os brasileiros tiveram a oportunidade de, pela primeira vez na história, escolher o presidente da República. Na ocasião, 351 mil eleitores foram às urnas (de acordo com dados do TSE) para escolher o paulista Prudente de Morais como presidente e o baiano Manuel Vitorino como vice.

Mesmo com uma tradição democrática que elegeu mais de 20 presidentes no Brasil de forma direta, depois da proclamação da República o país ainda registrou 8 presidentes eleitos de forma indireta. Para conferir essas eleições presidenciais no Brasil, acesse o registro do Tribunal Superior Eleitoral. 

1932 – Por lei, mulheres podem votar

Após o fim do voto “no bico de pena”, as cédulas eleitorais e as urnas manuais foram a principal forma dos eleitores registrarem o voto. A situação começou a mudar em 1996, quando o voto eletrônico foi utilizado por 32 milhões de brasileiros. Em 2000, todos os brasileiros votaram por meio das urnas eletrônicas. Em 2008, o cadastramento biométrico começou a ser realizado como testes. Até 2018, 59,31% do eleitorado se utilizava da biometria para realizar o registro de voto. A previsão é que 100% esteja cadastrado até 2022.

Ao contrário do que era pregado, a República inaugurou práticas políticas corruptas que favoreciam somente uma pequena parcela da população, desconsiderando os princípios da democracia.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

A primeira eleição que escolheu um presidente no Brasil foi uma eleição indireta que aconteceu em 1891 e elegeu Deodoro da Fonseca como presidente. O primeiro presidente que foi eleito por voto direto foi Prudente de Morais, que venceu a eleição de 1894. Acesse também:Veja o período de cinco anos em que o Brasil foi governado por militares

Nestes 125 anos, o Brasil ficou por apenas dois períodos sem poder escolher um presidente de forma direta: na Era Vargas (de 1930 a 1945) e do início do regime militar (1964 a 1985) até as eleições de 1989.

Todos esses concorreram às eleições em um cenário que o país dividia-se entre candidatos do PT e do PSDB, siglas de destaque entre 1994 e 2014. Entretanto, isso mudou com a vitória de Bolsonaro nas Eleições de 2018, contexto no qual o bolsonarismo passou a ter notoriedade.

Índice

Com a breve experiência democrática iniciada em 1945, as eleições brasileiras passaram a ser mais regulamentadas, apresentando maior expressão do exercício da cidadania e havendo também uma grande mobilização da população em movimentos sociais. 

Em 1985, foi eleito Tancredo Neves, representante civil, figura que marcou a transição do período ditatorial para o início da redemocratização. Por sua vez, esse teve sua saúde agravada e logo foi substituído por seu vice, José Sarney.

Após 20 anos de Ditadura Militar, o Brasil voltou a ter eleições diretas. Além disso, desde 1994, o mapa eleitoral registra diversas disputas entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), 

últimos vídeos:

últimos vídeos:

Em 126 de República, os presidentes eleitos por voto direto foram Prudente de Moraes, Campos Sales, Rodrigues Alves (em dois mandatos), Afonso Pena, Marechal Hermes da Fonseca, Venceslau Brás, Epitácio Pessoa, Arthur Bernardes, Washington Luís, Júlio Prestes (eleito, mas não empossado, devido à Revolução de 30), Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso (por dois mandatos), Luís Inácio Lula da Silva (por dois mandatos) e Dilma Vana Rousseff (por dois mandatos). Foram, ao total, 22 mandatos eleitos diretamente.

Com o afastamento da presidência, através da abertura do processo de impeachment, Dilma não foi destituída do cargo e precisa aguardar até 180 dias para o julgamento final no Senado. Se condenada, a presidente perde o cargo e quem assume definitivamente até 2018, quando haverá novas eleições presidenciais, é o presidente em exercício Michel Temer, que assumiu nesta quinta-feira.

Quem foi o primeiro presidente eleito através do voto direto no Brasil?

Após ter sido proclamada, ocorreram no Brasil 23 eleições diretas para eleger o presidente da República, listadas a seguir com suas respectivas datas de acordo com dados do TSE:

A República do Brasil foi instaurada a partir da insatisfação dos militares, dos políticos e da elite com a monarquia, que governava o país de modo centralizado.

No entanto, rompendo com o histórico de eleições entre PT e PSDB, o Partido Social Liberal entrou na disputa em 2018. É nesse contexto que foi eleito o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vencendo Fernando Haddad (PT) em 16 estados.

Lista de exercícios

Nesse contexto de queda da Ditadura Militar, a democracia teve seu renascimento e as eleições presidenciais no Brasil tiveram novamente destaque. Em 1986, o povo pôde eleger os representantes para a Assembleia Nacional Constituinte, que veio a promulgar a Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã.

Agora, com a chegada das Eleições 2022, a pauta das eleições presidenciais no Brasil tem ganhado ainda mais destaque. Pensando nisso, a Politize! preparou esse texto para te contextualizar sobre as eleições para presidente no país.

Quando foi a eleição do presidente da República?

O fim do regime militar gerou mudanças nas regras de eleições. Mudanças como a permissão para que idosos com mais de 70 anos e jovens com 16 e 17 votassem vieram junto com a mudança nas regras da eleição presidente: na Constituição de 1988. No ano seguinte ocorreu a volta da eleição direta para presidente da República. Em 1989, os brasileiros também votaram, pela primeira vez, em dois turnos para presidente com a vitória de Fernando Collor de Mello..

Nos últimos 90 anos, a relação de chefes do Executivo que concluíram os quatro anos de poder é ainda mais restrita: apenas cinco presidentes eleitos diretamente permaneceram no cargo — Eurico Gaspar Dutra, eleito em 1946; Juscelino Kubitschek, em 1956; Fernando Henrique Cardoso, nos mandatos de 1995 e 1999; Lula, em 2003 e 2007; e Dilma, que completou apenas o mandato de 2011.

Qual foi o primeiro presidente eleito após a ditadura militar?

Sarney assumiu o governo interinamente após a internação de Tancredo Neves, e definitivamente em 21 de abril de 1985, após a morte do qual foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de ditadura militar no Brasil.

Qual foi o primeiro presidente democrático do Brasil?

Lista de presidentes do Brasil

Quais são as principais características da Constituição de 1988?

Garantia de direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, abono de férias, jornada semanal de 44 horas, direito à greve e a liberdade sindical; Igualdade de gêneros e fomento ao trabalho feminino, com reconhecimento de seus direitos individuais e sociais.

Qual a importância da Constituição Federal para um país?

2) A Constituição Federal é a expressão superior do interesse público. Está no topo da hierarquia normativa, é a base para toda ação pública.