Yellowstone
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é um conjunto de normas e procedimentos oficiais que possibilitam às esferas governamentais federal, estadual e municipal.
São “áreas definidas pelo Poder Público, visando a proteção e a preservação de ecossistemas no seu estado natural e primitivo, onde os recursos naturais são passíveis de um uso indireto sem consumo. Estas áreas foram criadas com o intuito de motivar a conservação do meio ambiente natural” (IPT, 1992).
Pesquisas apontam que dentre os biomas brasileiros a Amazônia é o que possui a maior área protegida, em torno de 17% faz parte das áreas de unidades de conservação de responsabilidade federal. Em comparação a Caatinga, a Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas tem apenas 1% da sua área sob proteção.
Segundo a IUCN: Uma área protegida é um espaço geográfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, através de meios legais ou outros igualmente eficazes, com o objetivo de garantir a conservação a longo prazo da natureza, juntamente com os serviços ecossistêmicos e os valores culturais associados.
As Áreas Protegidas são criadas para garantir a sobrevivência de todas as espécies de animais e plantas, a chamada biodiversidade, e também para proteger locais de grande beleza cênica, como montanhas, serras, cachoeiras, canyons, rios ou lagos.
Objetivos
As áreas protegidas são uma eficiente estratégia para conservação da biodiversidade e por isso desempenham um papel muito importante na manutenção da saúde humana. ... Além disso, os sistemas de áreas protegidas, quando geridos de modo eficiente, são grandes aliados na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Um parque nacional é uma área protegida (gênero do qual as espécies brasileiras mais conhecidas são as unidades de conservação), geralmente de propriedade do Estado, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de ...
Resumo: As áreas protegidas (por lei) são naturalmente frágeis e quando submetidas à ação antrópica inadequada pode resultar em desequilíbrios, nos diversos compartimentos ambientais, tais como água, solo, ar, plantas e demais organismos que integram os ecossistemas.
Resposta. Resposta: Tanto as paisagens naturais como as culturais podem ser protegidas por lei,ou seja,nao podem sofrem alteraçoes pela ação humana.
Área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interacção harmoniosa do homem e da Natureza que evidencia grande valor estético ou natural.