A estrutura indicada pela seta é o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) e sua função é eliminar o excesso de água que entra na célula por osmose. Tal estrutura ocorre somente em protozoários dulcícolas (de água doce). Os protozoários marinhos são praticamente isotônicos em relação ao meio em que vivem.
Dentro do vacúolo, o tonoplasto regula o transporte de íons e produtos metabólicos, entre o citosol e o vacúolo. ... As substâncias que estão dissolvidas no vacúolo formam o suco celular, o qual possui o pH ácido. Isso acontece devido à atividade de uma bomba de próton no tonoplasto.
Tonoplasto é uma membrana lipoprotéica que delimita os vacúolos das células vegetais.
O vacúolo pulsátil também pode ser chamado de vacúolo contrátil. É um tipo de vacúolo especial presente em protozoários como paramécios e amebas, que atua na osmorregulação, ou seja, no controle da entrada e saída de água de tais organismos.
Outra estrutura importante é o vacúolo contrátil, que tem como função eliminar o excesso de água, via osmose, do interior do organismo para o ambiente.
A importância das algas euglenófitas é ser uma das principais responsáveis pelo fornecimento do gás oxigênio do planeta. ... As algas euglenófitas, que são algas unicelulares, podem viver em água doce ou água salgada. A Euglena viridis, por exemplo, contêm uma grande quantidade de clorofila, o que facilita a fotossíntese.
Por fim, temos os vacúolos pulsáteis, também denominados de vacúolos contráteis. Essa estrutura é encontrada em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. A função dessa organela é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento.
Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilíbrio osmótico, eliminando o excesso de água.
Possuem dois tipos de núcleos: micronúcleo ou macronúcleo. O micronúcleo atua no processo de reprodução (assexuada e sexuada). Já o macronúcleo, além de participar do processo de reprodução assexuada, atua também no metabolismo das células. - São microrganismos que só podem ser visualizados com uso de microscópio.
Os vacúolos são estruturas citoplasmáticas com tamanhos variados e revestidos por membrana, formados a partir do retículo endoplasmático ou do complexo golgiense. ... Já os vacúolos de armazenamento, encontrados primordialmente nos vegetais, ocupam significativo volume celular.
Como outras organelas, os vacúolos possuem também uma importante função para o funcionamento da célula. Atuarem como reservatório de substâncias, também fazem a regulação das trocas de água que ocorrem na osmose. O vacúolo também é responsável por manter a pressão hidrostática no interior da célula vegetal.
A estrutura indicada pela seta é o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) e sua função é eliminar o excesso de água que entra na célula por osmose. Tal estrutura ocorre somente em protozoários dulcícolas (de água doce). Os protozoários marinhos são praticamente isotônicos em relação ao meio em que vivem.