Bens substitutos podem ser definidos como produtos que concorrem pela preferência de uma pessoa, ou seja, na hora de escolher um bem, o consumidor deixa de selecionar outros para pegar aquele que deseja. São chamados de substitutos por serem consumidos em substituição ao outro.
Excedente do consumidor é a diferença entre o preço que os consumidores estão dispostos a pagar—baseado em suas preferências—e o preço de equilíbrio do mercado.
Na análise de oferta e demanda, o preço de um bem equilibra as quantidades produzidas e consumidas. Preço e quantidade são habitualmente descritos como sendo as características mais diretamente observáveis de um bem produzido no mercado.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
Assim, um aumento no preço do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, enquanto uma alteração nas outras variáveis, como custos de produção ou nível tecnológico, desloca a oferta, isto é, a curva de oferta.