Na presença de coágulos obstruindo o dreno, uma pessoa pode tentar desobstruí-la. Para isso, deve pegar a presilha da mangueira e fechá-la próximo à saída da pele , e então levá-la em direção à sanfoma para levar os coágulos para a mesma. Esta operação deve ser repetida algumas vezes até a desobstrução da mangueira.
Assim, quando é feito o diagnóstico de pedra na vesícula, a cirurgia pode ser programada e normalmente é rápida, durando em média 45 minutos, e necessita apenas 1 a 2 dias dias de repouso e com uma recuperação para as atividades normais em 1 a 2 semanas.
Os Vestígios de dióxido de carbono: Durante a cirurgia da vesícula biliar, ar ou dióxido de carbono é bombeado para dentro da cavidade abdominal. Ele é removido mais tarde. Mas a esquerda sobre os traços de dióxido de carbono pode causar dor abdominal ou dor nas costas ou dor do lado direito após a cirurgia.
A recuperação da cirurgia de retirada da vesícula é simples, sem restrição de dieta ou de movimentos: o paciente pode andar pela casa, subir escadas e fazer caminhadas leves.
Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.
Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos.
Notícia boa e ruim. A boa é que depois que retirou a vesícula não há restrição alimentar, pode comer e beber de tudo desde que não haja outras doenças envolvidas.
Refrigerantes nunca são indicados. Bebidas gaseificadas no pós-operatório precoce podem gerar desconforto local por distensão abdominal. Risco de complicações graves a cirurgia são pequenos.
Nos primeiros dias após a cirurgia, deve-se evitar bebidas gaseificadas, ácidas (laranja, limão e tangerina, por exemplo) ou que contenham muito açúcar e, claro, as bebidas alcoólicas. Os chás e a água de coco estão liberados antes e depois da cirurgia.
Após a retirada da vesícula biliar a pessoa terá vida normal. Algumas podem apresentar um aumento do trânsito intestinal mas que pode ser temporário ou contornado com o uso de certas medicações.
Quando há a retirada da vesícula biliar, a bile produzida deixa de ser armazenada e começa a ganhar o intestino de forma contínua. Isso se manifesta principalmente como diarréia após ingerir alimentos gordurosos. A tendência é que ocorra um novo equilíbrio e a pessoa pare de ter esses sintomas.
Você pode ter algum desconforto ou dor nos primeiros meses de pós operatório ao comer alimentos ricos em gordura (assim como o ovo). No geral esse desconforto melhora e a dieta pode ser a sua habitual sem problemas. Caso as dores persistam melhor procurar o seu medico para uma avaliação completa.
Quais as restrições alimentares? Em princípio, não há nenhuma restrição alimentar após a retirada da vesícula com pedras ou inflamada. Isso porque a vesícula é quem impedia a pessoa de comer gorduras e por isso é que ela passava mal. Sem a vesícula, a paciente poderá comer o que quiser só que isso é meio ruim.