Classificação das flores quanto à presença ou não de verticilos: Chamamos de completas as flores que possuem todos os verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e incompletas aquelas em que faltam algum verticilo floral.
Classificação das flores
ANDRÓGINA: quando a flor apresenta androceu e gineceu. Sinônimo: hermafrodita.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
antera
A oosfera, por sua vez, é produzida no ovário da planta. Na reprodução das plantas, o grão de pólen encontra o arquegônio, local onde a oosfera se desenvolve e se localiza. Anterozoides são então liberados no tubo polínico que se movimentam para encontrar a oosfera no arquegônio.
A parte feminina das plantas, chamada pistilo, contém óvulos. Na polinização, os grãos de pólen (localizados na antera, na ponta do estame) se deslocam da parte masculina para a feminina. Ali, uma célula reprodutora do pólen se une a um óvulo. ... Isso é chamado de autopolinização, autofecundação ou polinização direta.
O GRÃO DE PÓLEN pode considerar-se o parceiro masculino no processo de reprodução sexuada das plantas com flor. É ele o responsável pela formação dos gâmetas masculinos (células espermáticas) e pelo transporte destes para o saco embrionário, onde ocorrerá a dupla fertilização.
Podemos definir o grão de pólen como um micrósporo que contém um gametófito masculino. Apesar dessas denominações complicadas, o conceito é bem simples. Isso significa que o pólen é um esporo capaz de germinar e produzir um gameta masculino, ou seja, é capaz de produzir a célula reprodutiva masculina.