Se você não recebeu, apagou o e-mail por engano ou não encontrou o Informe de Rendimentos na sua caixa de entrada, não precisa se preocupar! Basta entrar em contato com a gente por um de nossos canais de atendimento e solicitar uma nova via do documento. Te enviaremos imediatamente.
Todos os investimentos devem ser informados em "Bens e Direitos" Ao contrário das duas fichas anteriores, onde bastava informar o total de rendimentos isentos ou tributados na fonte, na ficha "Bens e Direitos" você terá que detalhar os investimentos, um a um, além de informar os saldos em e em
(ii) Pit antigo: basta clicar na aba de “Meus Investimentos” e em seguida em “Imposto de Renda”. Em ambos os Pits, você será direcionado automaticamente para a aba “Imposto de Renda de 2018” e o seu Informe de Rendimentos estará disponível em arquivo PDF.
Para declarar rendimentos isentos no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:
Veja o passo a passo:
Quando devo emitir DARF sobre ações? É preciso emitir e pagar um DARF sobre seus investimentos sempre que registrar lucro mensal com venda de ações acima de R$ 20 mil em operações normais ou obter lucros com operações day trade e outros ativos de renda variável, como mercado futuro e fundos imobiliários.
Para declarar o saldo do seu fundo, vá até a ficha “Bens e Direitos”, clique em novo e selecione a opção “73 – Fundos de Investimento Imobiliário”. Especifique então o nome do fundo, o CNPJ do fundo, a corretora custodiante e o custo médio das cotas adquiridas.
No caso dos proventos e dividendos recebidos pelo Fundo Imobiliário, como são isentos de imposto de renda para pessoas física, estes valores deve ser declarados no menu “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis“. Coloque quem recebeu os dividendos (titular ou dependentes) e seu respectivo CPF.
Para sempre recolher o imposto de forma correta, é fundamental que você mantenha o controle dos valores de aquisição e venda das cotas dos seus fundos. O recolhimento deve ser feito por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF, que pode ser emitido pelo programa Sicalc, da Receita Federal.
Em caso de impossibilidade de realizar pagamentos dentro do prazo é importante que o contribuinte atualize a cobrança com os encargos por atraso para que o pagamento seja considerado válido pelo fisco. Lembre-se: A DARF de venda de Fundo Imobiliário deve sempre ser paga até o último dia do mês subsequente à venda.
Quando vender o seu Fundo Imobiliário?
Fundos com contratos longos, que vencem em 10 anos, por exemplo, têm mais chance de pagar os aluguéis aos investidores regularmente do que aqueles cujos contratos vencerão em alguns meses e correm o risco de ficarem desocupados. E é fundamental observar quais são os ativos do fundo.
O ideal é olhar o rendimento pelos menos dos últimos 12 meses e quanto maior período, melhor para observar se as sazonalidades”, afirma Vieira de Moraes. Também no site da BM&FBovespa, é possível verificar os valores distribuídos por cota nos últimos meses.
Fundos Imobiliários. Quando um Fii está para ser encerrado, seu patrimônio é liquidado e distribuído proporcionalmente entre os cotistas, de modo que o seu valor patrimonial vai a 0, e consequentemente, o valor das cotas também.
Os fundos abertos não têm vencimento. A princípio, seu prazo é indeterminado, a menos que, no meio do caminho, aconteça alguma coisa e ele encerre suas atividades por algum motivo extraordinário. Você só recupera o valor investido e realiza lucros ou prejuízos no momento em que decide resgatar suas cotas.