As integrinas são a principal família de proteínas de superfície celular mediadoras de interações intercelulares e com a matriz extracelular (ECM). Com isso, elas desempenham funções em processos celulares distintos, como a diferenciação, proliferação, morte e resposta imune.
IMUNOLOGIA Quimiocina, Integrinas e Selectinas - Atuam nas infecções, na migração do leucócito circulante para o tecido. --> Selectinas - Moléculas de adesão que medeiam a adesão dos leucócitos circulantes com as células endoteliais. ... --> Quimiocinas - Grande família de citocinas.
As integrinas ancoram a célula à matriz extracelular. Além disso, elas ajudam a célula a perceber seu ambiente. Elas podem detectar tanto estímulos químicos quanto mecânicos da matriz extracelular e desencadear vias de sinalização em resposta 4,5start superscript, 4, comma, 5, end superscript.
a As caderinas são moléculas de adesão dependentes do cálcio que permitem a ligação entre células vizinhas. ... Ligam-se à célula através de cateninas. Possuem função de formação e manutenção da integridade dos tecidos.
Tecido epitelial simples: Composto por uma camada de células; Tecido epitelial Pseudoestratificado: Composto por uma camada de células, colocadas de uma forma que pareça ter mais camadas; Tecido epitelial estratificado: Composto por duas ou mais camadas de células.
As células agrupadas com as mesmas características formam um tecido. Existem quatro tipos de tecidos animais – epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular – e cada um desses tipos principais apresenta variações.
Existem três tipos de meristemas primários, sendo que cada um deles é responsável pela formação de um tipo específico de tecido: protoderme (origina a epiderme), meristema fundamental (origina os tecidos fundamentais) e procâmbio (origina os tecidos vasculares).
A epiderme é o tecido de revestimento de folhas, caule, raiz, semente, flor e fruto das plantas com crescimento primário (crescimento longitudinal). Já a periderme é um conjunto de tecidos que reveste plantas com crescimento secundário (crescimento em espessura), substituindo a epiderme.