Oosfera é uma célula sexual feminina constituinte do óvulo vegetal. Para originar o embrião das plantas, há uma fusão da oosfera com um dos núcleos geradores do grão de pólen durante a fecundação. ... Nesse processo, um tubo polínico se forma e libera os anterozóides que irão nadar até o arquegônio e fecundar a oosfera.
Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides.
a) Anterozoides equivalem aos espermatozoides humano e a oosfera equivale ao óvulo humano. São gametas das plantas, sendo o anterozoide o gameta masculino e é produzido pelo anterídio e a oosfera o gameta feminino que é produzido pelo arquegônio.
O anterozoide é a célula sexual (ou gâmeta) masculina das plantas, mas também das algas, nos casos em que existe heterogamia. O termo provém de antera, o órgão reprodutor masculino das plantas com flor, responsável pela produção dos grãos de pólen.
A oosfera situa-se em posição estratégica dentro do óvulo, bem junto a pequena abertura denominada mocrópila. O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. Este dará origem ao embrião.
O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos, também conhecidos como cones. Já nas angiospermas, a produção ocorre nas flores, mais precisamente na parte chamada de antera.
A partir do estigma, o grão de pólen forma o tubo polínico que percorre o estilete adentrando no óvulo localizado no interior do ovário. No interior do óvulo ocorre a fecundação, onde o núcleo espermático (gameta masculino) adentra a oosfera (gameta feminino) gerando um zigoto que irá se desenvolver em embrião.
A dupla fecundação ocorre nesse momento, quando um gameta masculino une-se à oosfera e o outro, com os núcleos polares. → Qual o resultado da dupla fecundação? O gameta masculino, que se funde ao gameta feminino denominado oosfera, é responsável por originar o embrião diploide, o qual pode formar um novo indivíduo.
Hercogamia: há um obstáculo entre o gineceu e o androceu. Heterostilia: o estame e o pistilo possuem tamanhos diferentes. Auto-esterilidade: a flor não pode ser fecundada pelo seu próprio pólen. A polinização cruzada ou indireta ocorre quando os grãos de pólen são levados da antera de uma flor até o estigma da outra.
verbo transitivo direto Praticar a polinização, natural ou artificialmente; levar o pólen das anteras para o estigma de uma planta: polinizar flores; alguns insetos auxiliam a polinizar. Etimologia (origem da palavra polinizar).
Assim como os seres humanos, muitas plantas precisam de elemento macho e de elemento fêmea para “procriar” ou produzir uma nova semente. ... O pólen tem que encontrar o seu caminho até um pistilo e descer até alcançar o ovo para fazer uma nova semente. É para isso que serve a polinização: para fazer sementes!