Os principais tipos de graxa são:
O melhor tipo de graxa para rolamento é aquele que atende os fatores de aplicação. Apesar de existirem tipos especiais, como a graxa azul de alta qualidade para aplicações de rolamentos, deve-se escolher o tipo adequado conforme a aplicação do rolamento ou mancal, por exemplo.
A graxa azul, que também é popularmente conhecida como graxa para rolamentos, é uma modalidade de graxa especial direcionada para rolamentos. Ela é indicada para as mais diversificadas aplicações.
Uma graxa azul, por exemplo, feita a partir de sabão de lítio espesso com base de óleo mineral, tem como característica uma ótima diversidade de usos. Pode ser em equipamentos agrícolas, rolamentos para rodas de veículos, esteiras transportadoras, motores elétricos, ventiladores industriais e muitos outros.
A graxa lubrificante para engrenagens plásticas Uniflor 8602 PFPE da Nye é uma graxa à base de PTFE (totalmente fluorada), possui uma grande capacidade de suportar variações de temperatura, é bastante resistente ao contato com agentes químicos, excelente para aplicações em mecanismos plásticos e compatível com ...
Graxa rocol para caixa direcao.
A vaselina, para quem não sabe, é aplicada nos rolamentos somente para que não enferrujem no transporte dos EUA para cá. A mesma coisa acontece com o óleo hidráulico das bengalas. Não servem para muita coisa além de evitar corrosão.
Graxa de rolamento.
Existe muita dúvida entre os mecânicos na hora de instalar a caixa de direção da Kombi porque devido ao acondicionamento na estocagem a peça não vem com óleo para não vazar. Por isso, é preciso fazer a lubrificação com óleo SAE90 quando for realizar o serviço de instalação. Se não fizer, a caixa vai apresentar folga.
SAE90
A caixa de direção Roletada, ou Semi hidráulica, é montada com rolamentos nas tampas, ao inves da bucha metalica, alem da durabilidade maior, tem como objetivo principal em reduzir o esforço do motorista ao fazer manobras no volante.
Como lubrificar – Aplique uma gota de óleo em cada junta de pivô (câmbio traseiro, câmbio dianteiro, freio traseiro e dianteiro) a cada poucos meses de uso (repita a operação se você pedala na chuva com frequência).
Caso a caixa de direção esteja com folga, utilize a chave específica para apertar o parafuso do cap (tampa que segura o avanço no garfo) até eliminar essa folga. Se a caixa de direção estiver muito apertada, solte um pouco o parafuso do cap, tomando cuidado para não deixá-la com folga.
Guidão e roda devem ficar perpendiculares um ao outro para que a bicicleta possa ser conduzida apropriadamente. Se for difícil manter o guidão no lugar desejado, aperte um pouco os parafusos. Assim, será necessário fazer um pouco mais de força para que ele se mova independentemente da roda.
Verifique o ajuste da caixa de direção Sinta a direção balançando para frente e para trás dentro do tubo da cabeça da bicicleta. Se você sentir isso, afrouxe os parafusos do grampo da mesa e aperte o parafuso da tampa superior mais um quarto de volta e aperte novamente os parafusos do grampo da mesa.
Para verificar se o seu carro está com folga na direção, há um teste simples de ser feito. Com o carro parado e o motor ligado, centralize a direção. Depois, gire o volante com suavidade para ambos os lados em movimentos pequenos e verifique se há falta de esterçamento nas rodas.
Apertando
Desgaste de componentes ou vazamento de fluido podem causar o problema. Imprecisão e demora na resposta do volante são os maiores indícios de folga na caixa de direção. A causa costuma estar associada ao desgaste de componentes do sistema ou vazamentos de fluido, se a direção for hidráulica.
A presença de barulhos e ruídos mais finos principalmente ao fazer curvas mais acentuadas e esterçar o volante é sinal de que a caixa de direção está com problemas. Caso o carro apresente esse defeito, as rodas não conseguem ser esterçadas e acidentes graves podem acontecer.
Funciona assim: os dentes se ligam a caixa fazendo a mudança de direção, mas ela muda a força aplicada no volante para transmitir a força adequada paras as rodas fazer o movimento. ... A cremalheira vai transferir a força do pinhão no momento do giro para as rodas laterais.
O sistema de direção hidráulica assegura o seu funcionamento correto graças a pressão do óleo, que passa a atuar a partir do momento que o motorista efetua os movimentos com o volante. ... Essa válvula efetua um movimento de abre e fecha quando é detectada algum tipo de pressão na direção do automóvel.
Não é aconselhável instalar direção hidráulica usada, principalmente se esta for adquirida em desmanches (locais que vendem peças de carros usados ou batidos). ... Algumas peças do sistema de direção hidráulica, porém, podem ser recondicionadas. É o caso da bomba de óleo e da caixa de direção.
Volante. Entre os primeiros carros fabricados no mundo era comum a mudança de direção por meio de alavancas, como lemes de barcos. ... O funcionamento do volante é muito simples e é o movimento imposto pelo motorista que será transmitido posteriormente às rodas, determinando a direção do deslocamento.
Óleo Certo: qual é o tipo óleo usado na direção? Fernanda Silva: geralmente, os óleos utilizados em direção hidráulica são os mesmos da transmissão automática. Os mais presentes nesse tipo de aplicação são os óleos ATF Tipo TASA e os óleos ATF Tipo Dexron II.
O óleo pode vazar por vedações no próprio reservatório, na caixa de direção ou na bomba. Pode, inclusive, passar para dentro do carro. Nestes casos, é necessário levar a uma empresa especializada. Caso o nível esteja acima (e isso é muito comum), o motorista irá sentir a direção pesar somente quando gira para um lado.
Óleo Direção Hidráulica Verde Vw Amarok Jetta Golf G004000M2 - Volkswagen.