O sarcômero é um dos constituintes básicos dos músculos responsáveis pela contração muscular. Tem função de contração dos músculos. ... Essas proteínas encontram-se alinhadas de maneira seriada e formam uma estrutura de formato cilíndrico no interior das células dos músculos, chamada de miofibrila.
O Ferro compõe as moléculas de hemoglobina e é encontrado em carnes vermelhas, vegetais folhosos verde-escuros, feijão, entre outros.
Variantes da hemoglobina ocorrem quando alterações genéticas mudam a sequência de aminoácidos da globina. Essas mutações alteram a estrutura da hemoglobina e podem alterar seu comportamento, velocidade de produção ou estabilidade.
O grupo heme possui um átomo de ferro, ao qual se liga o oxigênio para que possa ser transportado até ser liberado nos tecidos. O grupo heme é o responsável pela coloração vermelha da hemoglobina e, consequentemente, do sangue, já que essa proteína está presente em grande quantidade nas hemácias.
A persistência hereditária de hemoglobina fetal (HPFH) associada a beta-talassemia (ver este termo) é caracterizada por níveis elevados de hemoglobina F (Hb) e um aumento do número de células contendo hemoglobina fetal.
A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.
A hemoglobina A2 (HbA2) encontra-se geralmente aumentada nos estigmas talassêmicos beta (heterozigotos para betatalassemia) e na talassemia major, podendo ainda se apresentar elevada na anemia megaloblástica e no hipertiroidismo.
A hemoglobina A1 (HbA1) apresenta maior peso molecular, não sendo notada tanta migração, enquanto que a HbA2 é mais leve, ficando mais ao fundo do gel. Esse padrão de bandas é interpretado no laboratório e liberado em forma de laudo para o médico e para o paciente informando o tipo de hemoglobina encontrada.
A Hemoglobina A1 está diminuída porque você tem o traço falciforme. Neste caso, as células produtoras de sangue carregam um gene "normal" que comanda a produção de hemoglobina A1 e um outro gene "anormal" que comanda a produção de hemoglobina falciforme, a hemoglobina S.