m²/C²; Q1 – intensidade da carga elétrica dada em c (coulomb) da carga 1; Q2 – intensidade da carga elétrica dada em c (coulomb) da carga 2; d – distância em m (metros) entre as duas cargas.
A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
O próximo passo é substituir os valores na fórmula e calcular a força elétrica. Chegamos a conclusão que a intensidade da força elétrica que age sobre as cargas é de 54 N....Para que é usada a fórmula da força elétrica e como calcular?
Também podemos dizer que a intensidade da força entre duas cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos valores das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
Para encontrarmos o sentido do vetor campo elétrico, devemos analisar o sinal da carga de prova q: Se a carga de prova for positiva (q > 0),a força e o campo terão o mesmo sentido; Se a carga de prova for negativa (q < 0), a força e o campo terão sentido oposto.
Direção e sentido do vetor campo elétrico O campo elétrico das cargas positivas sempre deve apontar para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas deve apontar para “dentro” delas.
A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9. 109 N. m2/C2), é: a) 2,7 .
Podemos afirmar que: a) A intensidade do campo elétrico criado por Q em P, é E = 4,5.
Esse campo é que vai interagir com outra carga elétrica, produzindo força de atração ou de repulsão. ... Para medir o campo elétrico em uma posição do espaço, colocamos uma carga positiva, chamada de carga de prova q0, e medimos a força elétrica que atua nessa carga.
A carga pontual trata - se de uma carga com dimensões desprezíveis. Assim sendo, pode - se ver a sua aplicação em vários campos da física dentre eles na famosa Lei de Coloumb. Nesse sentido, as cargas pontuais são usadas também como carga de testes.