Instrumento - Citara - com Partituras - Madeira
Normalmente, apresentam-se em número de onze cordas, porém alguns modelos de sitar podem apresentar até quinze cordas simpáticas. Muitos sitars atualmente possuem um segundo ressonador, feito de cabaça, posicionado atrás do braço, em posição oposta à do bojo do instrumento.
Supõe-se que o nome "cítara" deriva de um instrumento da Grécia antiga chamada Kithara. ... Diferentemente da cítara, o sitar possui suas cordas esticadas além da caixa de ressonância, ou seja, ao longo do braço do instrumento.
Citado ou sitado
Anton Walter Smetak
Vina (em sânscrito: वीणा (vīṇā), em tâmil: வீணை, em canarês: ವೀಣೆ , malaiala: വീണ, em telugo: వీణ) é um instrumento de cordas indiano que utiliza duas caixas de ressonância, normalmente feitas de cabaça ou madeira, separadas por sete cordas e 24 trastes ajustáveis.
O santoor é um antigo instrumento de cordas usado na música indiana tradicional, especialmente como acompanhamento de canções populares da Caxemira. O santoor possui mais de 100 cordas percutidas. Originalmente, o nome do instrumento era shata-tantri veena, que, em sânscrito, significa veena de 100 cordas.
As músicas criadas pelos dravídicos - habitantes do Sul da Índia- associaram-se à sabedoria védica. o paradigma clássico unia a música verbal, conhecida como 'gita', a parte instrumental ou 'vadya' e a coreografia interpretativa, chamada 'nrtya'.
三味線 しゃみせん (shamisen) é um instrumento que lembra um banjo ou alaúde, mas com o “braço” mais longo, e três cordas. Ele ficou conhecido fora do Japão por ser muito tocado por gueixas no passado. Hoje, o shamisen é particularmente comum em 沖 おき 縄 なわ 県 けん (Okinawaken, Província de Okinawa).
Instrumentos tradicionais tem a interface e o sistema de produção sonora reunidos num mesmo e indissolúvel sistema (Figura 1). Um instrumento eletrônico é um gerador universal de sons, um meta-instrumento (Wishart, 1992: 573) ao qual se acopla uma interface (Figura 2).
Como citar o Dicio? Para citar o Dicio, seguindo as normas da ABNT, escreva a palavra consultada seguida de In.: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em:, seguido do url da palavra e, por fim, indique o Acesso em:, seguido da data em que a palavra foi consultada.
Na referência deve constar:
Como citar o DPLP A informação retirada de verbetes do DPLP deve ser referenciada da seguinte forma (exemplo para o verbete chave): "chave", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/chave [consultado em 8-02-2021].
Ministério do Trabalho. Portaria n.º 3.
Referência Bibliográfica