Os custos e despesas não devem ser vistos como algo negativo para a empresa, tratam-se de investimentos necessários para trazer receitas. Já as perdas, por outro lado, devem ser evitadas o máximo possível, pois estas geram prejuízos.
Desembolso: pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrega da utilidade comprada. Exemplo: Pagamento do salário dos funcionários. Desperdício: Corresponde a valores consumidos em bens e/ou serviços que não podem ser acrescidos ao valor do produto.
Porém, na linguagem empresarial, a palavra desembolso significa: “EXTRAIR UM MONTANTE DO CAIXA PARA PAGAR ALGO QUE A EMPRESA ADQUIRIU, SEJA UM BEM OU SERVIÇO.” O desembolso é o pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Por tanto, seria a saída financeira da empresa para pagamento de uma obrigação.
- O termo inicial da correção monetária do valor devido como ressarcimento pelas despesas médicas é a data do efeito desembolso.
Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção.
Como calcular os custos variáveis?
100/[100-(DV+DF+L)] 100 = Percentual total do seu Preço de Venda (ou seja, 100%) DV = Despesas Variáveis.
É preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas. Isso é feito assim: total anual de despesas fixas ÷ total anual de vendas x 100. Essa conta indica o percentual que as despesas fixas representam das vendas.
Utilizando o método do custeio por absorção, seu custo unitário fica assim:
Como calcular o CPV? O cálculo do CPV leva em consideração variáveis importantes, como: saldo de estoque, gastos com a produção (matéria prima), custo com a mão de obra e preço de estoque. A fórmula do Custo de Produtos Vendidos é a seguinte: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.
Cabe destacar que este método consiste na apropriação de todos os CUSTOS de produção (custos fixos e variáveis). Muito fácil até aqui né?...Resolução questão 18 – Exame Suficiência Bacharel Ciências Contábeis 2014-2.