Significado de Duma contração Junção da preposição de com o artigo uma; indica alguma coisa sobre a qual não se sabe ou se quer determinar: ele está gostando duma menina.
“Soviético” vem do russo soviet (conselho). Assim como no português, conselho significa tanto “sugestão” como “grupo de pessoas reunidas para um mesmo fim”. ... Quando o império russo caiu, os sovietes dominaram a cena e, reunidos, viraram o maior país do planeta: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Significado de Palavra substantivo feminino Unidade linguística com significado próprio e existência independente, que pode ser escrita ou falada: expressou-se por meio de palavras; o texto deve conter somente 350 palavras. ... [Gramática] Vocábulo provido de significação; termo.
adjetivo Designativo (desde 1903) de um partido político russo, revolucionário moderado, que se contrapunha ao bolchevismo radical e desejava a aplicação de um programa mínimo, e que por isso mesmo se chamava também minimalista e minoritário.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
A ruptura do Partido Operário Social-Democrata da Rússia aconteceu quando a organização realizava seu segundo congresso, em 1903. Naquela reunião, dois grupos se formaram: os bolcheviques, liderados por Lenin, e outro, os mencheviques, por Yuli Martov (também conhecido como Julius Martov).
Mencheviques- esse grupo defendia que o melhor caminho era o estabelecimento de alianças políticas entre trabalhadores e burguesia liberal para conquistar o poder. Também entendia que era necessário esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para dar início à ação revolucionária dos trabalhadores.
Em fevereiro de 1917, o partido menchevique tomou o poder do Czar Nicolau II, na Rússia. Era o fim do absolutismo monárquico. A partir do século XIX, a Rússia passou por uma rápida modernização.
Resposta. O governo liberal (mencheviques e burguesia) não atendeu as exigências básicas do povo, resumidas no lema "Paz, pão e terra", ou seja, não houve a saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial, a reforma agrária, garantia de melhores salários e distribuição de gêneros alimentícios de primeira necessidade.
Começou com a insurreição dos Bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, contra o governo provisório, em 25 de outubro de 1917 (pelo calendário juliano) e 7 de novembro (pelo calendário gregoriano). Foi a primeira revolução comunista marxista do século XX e deu o poder aos bolcheviques.
O governo dos Bolcheviques foi marcado pela centralização política e econômica, expansão do Estado, industrialização e militarização. A centralização política foi realizada tendo em vista o combate às dissidências, com perseguição aos defensores de modelos políticos considerados como "simpáticos" ao capitalismo.
A vitória bolchevique pode ser explicada do ponto de vista logístico e estratégico. O fato de o Exército Vermelho controlar territórios centrais na Rússia garantiu-lhes uma vantagem importante: a locomoção das tropas e dos recursos era mais simples e rápida.
O czar Nicolau II tentou amenizar a situação prometendo a convocação da Assembléia Nacional (Duma). Várias Dumas foram convocadas e fechadas, o que aumentou ainda mais as criticas ao czar.
A Guerra Civil Russa aconteceu no território russo entre 1918 e 1921, embora muitos historiadores apontem que o conflito iniciou-se no final de 1917. Foi resultado do surgimento de um movimento de resistência aos bolcheviques. ... A guerra deixou um saldo de destruição e resultou na morte de cerca de 10 milhões de pessoas.
O controle operário consistiria fundamentalmente na fiscalização a ser exercida pelos trabalhadores sobre a produção industrial, principalmente no controle financeiro das empresas e na utilização de matérias-primas a serem transformadas.