A agregação plaquetária ocorre devido à formação de pontes de fibrinogênio, pois este se liga ao receptor na membrana plaquetária, GP IIb/IIIa, que na presença do Ca++ forma um complexo estável na superfície das plaquetas ativadas.
Significado de Anisocitose substantivo feminino [Medicina] Disparidade ou desigualdade no tamanho de algumas células, principalmente nas hemácias, nos glóbulos vermelhos do sangue. Etimologia (origem da palavra anisocitose).
Hipocromia, microcitose e anisocitose NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Já a anisocitose indica uma disparidade no tamanho das hemácias: se mais de 14% das hemácias estão em volume desproporcional (maior ou menor que o normal), é caracterizado o quadro de anisocitose.
Essas manchas são classificadas de duas formas: > Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.
Microcitose e hipocromia significam que suas hemácias (glóbulos vermelhos) estão pequenas e com pouca hemoglobina. Pode haver anemia ou não. Existem milhares de causas para isso, a mais comum é a deficiência de ferro.
Macrocitose ou Megalocitose (do latim, macro/megalo-grande, -cito célula) é um termo médico para glóbulos vermelhos maiores que o normal, mais especificamente com volume corpuscular médio maior que 100 femtolitros (10^-15L).
Quais são as causas da microcitose? A microcitose frequentemente ocorre nas anemias e nas doenças crônicas. A causa mais comum é a deficiência de ferro, causada pela pouca ingestão deste metal ou porque a pessoa tem parasitas intestinais que lhes suga o sangue .