Disciplina, de acordo com a sua etimologia, significa "aquele que segue", ou ainda é o nome designado a qualquer área do conhecimento que é ministrada ou estudada em um ambiente escolar. ... "Um componente curricular é uma soma de conhecimentos, uma soma de disciplinas que ao final resultarão em um produto ou serviço.
BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.
Os componentes curriculares são organizados em Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida. Segundo o Regimento Interno do PPG EDUCAMPO, os componentes curriculares do curso dividem-se em Obrigatórios e Optativos.
"Disciplinas Curriculares" são cursos ofertados na modalidade a distância que visam contribuir com o fazer pedagógico dos professores em sala de aula, constituindo um espaço para a reflexão, oferecendo sugestões de estratégias de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Plano de organização e sequência do ensino-aprendizagem Um currículo implica ou manifesta alguns modelos ou padrões de ensino, requeridos pela orientação educativa, pelos objetivos ou pela própria organização dos conteúdos.
Mas afinal, o que são matrizes curriculares? Matrizes curriculares são diretrizes que definem a atuação pedagógica de uma instituição de ensino. As escolas da educação básica possuem uma proposta e planejamento pedagógico como documentos que estabelecem os conceitos que vão nortear os trabalhos nos anos letivos.
Para que o professor planeje uma aula a partir do conceito de disrupção, precisará utilizar alguns princípios, que são aceitar sugestões dos alunos, entender a sala de aula como um espaço de colaboração e mesclar reflexão e produção de conteúdos.
É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É político, visto que está comprometido com as finalidades sociais e políticas da sociedade. ...
Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Responsável por definir objetivos, metas e planos para a organização.
Quais são os tipos de planejamento escolar?
Planejamento pedagógico
Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. O objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade e são sempre do aluno e para o aluno.
Como organizar um planejamento escolar de qualidade?
10 passos para montar um bom planejamento estratégico
5 pontos que não podem faltar no planejamento estratégico de uma empresa
O aprofundamento curricular é uma ferramenta usada na hora de produzir o currículo real em uma escola, para isso, é importante levar em consideração os seguintes tópicos: A realidade socioeconômica e histórica em que os alunos estão inseridos. As necessidades do mercado e do meio ambiente em que os alunos vivem.
A interação e o produto final Um projeto na Educação Infantil precisa de interação, de conversa e atividades em grupo, de movimento, para prender a atenção das crianças. Precisa também de um produto final, algo para segurar em mãos ou ser visto pelos pequenos como recompensa pelo trabalho e pela dedicação.