A diferença entre o comprimido e a cápsula é quanto a composição do envoltório, aumentando o tempo de liberação do medicamento no organismo, uma vez que por serem de material gelatinoso (com algumas diferenças quanto as proporções, de cada medicamento em questão).
A linguagem predominante é científica, visto que além de predominar a língua formal, tem-se o emprego de termos técnicos que são usados nas ciências. O que fica evidente em: "dor – elas usam moléculas chamadas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) para produzir outras moléculas chamadas prostaglandinas."
"Como o medicamento vai para o sangue, ele vai passar por todos os tecidos do nosso organismo. E terá efeito no tecido que tem o receptor ou a enzima específica para ele", explica Patrícia Moriel, farmacêutica e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Quanto tempo pra o remédio fazer efeito ? O medicamento atinge concentração máxima no sangue em cerca de 3h, e já tem efeito, permanecendo por cerca de 10 dias no organismo.
No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.
quanto tempo o medicamento leva para sair do corpo? É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.