A Benzetacil é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade às penicilinas. Caso elas tomem a injeção, podem apresentar reações como erupção cutânea, urticária, coceira, inchaço, febre, falta de ar, entre outras. Mulheres grávidas, embora possam tomar, devem fazê-lo somente com a orientação médica.
Provavelmente a febre e vômito devam estar relacionados à causa da febre e não serem eventos adversos(efeitos colaterais) do benzetacil. Pode medicá-lo com analgésico e antitérmico como paracetamol ou dipirona e o leve para reavaliação com médico que o examinou e prescreveu benzetacil.
Quais as contraindicações do Benzetacil? Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.
Destruição dos glóbulos vermelhos, levando à anemia; diminuição do número de plaquetas; diminuição do número de glóbulos brancos; diminuição do número de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco); aumento do número de eosinófilos (outro tipo de glóbulo branco); distúrbios da coagulação.
erupções cutâneas, desde as formas maculopapulosas até a dermatite esfoliativa; vermelhidão na pele; urticária (coceira); edema de laringe; diarréia intensa; reações semelhantes a doença do soro, incluindo febre, calafrios, edema, artralgia e prostração. Febre e eosinofilia podem ser as únicas manifestações observadas.
A penicilina benzatina (Benzetacil) como qualquer antibiótico, demora de 24-48h para fazer seu efeito máximo. Em geral os sintomas devem ser tratados neste período com outras medicações como analgésicos ou antiinflamatórios.