O Anastrozol é um forte inibidor de aromatase. Por isso, ele serve para previne a formação de estrogênio em homens e combate o câncer de mama em mulheres. Além disso, por prevenir a formação de estradiol, previne também o envelhecimento ósseo precoce. Por isso ele também pode ser utilizado em meninos de baixa estatura.
Na ginecomastia causada por um desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos, o tratamento com remédios é a principal opção para tentar regular e estabilizar os hormônios. Um exemplo de um remédio para ginecomastia é o Tamoxifeno, mas o médico também pode recomendar o Clomifeno ou o Dostinex, por exemplo.
O tamoxifeno e/ou outros tratamentos com estrogênio não devem ser administrados concomitantemente com Anastrozol, porque eles podem diminuir sua ação farmacológica.
Os riscos mais graves ao tomar estrogênio são a trombose, derrame, embolia pulmonar e o funcionamento alterado do fígado. Já o maior risco causado pela testosterona é a policitemia (superprodução de glóbulos vermelhos) que induz a coagulação do sangue e gera cansaço, fraqueza e falta de ar.
Para confirmar que a testosterona está aumentada na mulher além de observar o surgimento dos sinais indicativos de aumento na quantidade de testosterona, deve-se realizar um exame de sangue que indica a quantidade total do hormônio, como a dosagem de testosterona livre e total, principalmente.
Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.
Durante a fase folicular do ciclo – do início da menstruação até a ovulação – os níveis de estrogênio são altos. Você pode notar algumas mudanças em todo o seu corpo.
Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
O hormônio interage com substâncias químicas em receptores cerebrais que controlam o humor. Em níveis baixos, pode causar ansiedade e mau humor. A falta de estrogênio também pode afetar a pele, fazendo com que ela fique seca ou dando a sensação como se insetos estivessem rastejando sob a pele.
Uma boa estratégia para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.
Os dois hormônios que mais são produzidos no ciclo menstrual são o estrogênio e a progesterona. Ambos têm a função de preparar o nosso corpo para uma possível fertilização. Em geral, antes da ovulação, há a predominância de estrogênio e, após a ovulação, a taxa de estrogênio cai e cede espaço para a progesterona.
Letra U
O Utrogestan é um medicamento indicado para o tratamento de distúrbios relacionados com a deficiência do hormônio progesterona ou para a realização de tratamentos de fertilidade.
"A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzido principalmente nos ovários.
A progesterona é produzida principalmente nos ovários pelo corpo lúteo (3), que é a área que se desenvolve depois que a ovulação acontece e o folículo em torno do óvulo se rompe.
Mulheres com progesterona baixa ainda podem apresentar sintomas como aumento do peso, dores de cabeça frequentes ou alterações repentinas de humor. Outros sintomas que podem indicar o problema são o baixo apetite sexual, a menstruação irregular ou ainda calafrios.
Resultados normais de progesterona podem variar conforme o período menstrual. No sexo feminino, os valores são: Fase folicular: até 105 ng/dL ( até 3,36 nmol/L) Fase lútea: 400 a 2000 ng/dL (12,8 a 64,0 nmol/L)
Progesterona - R$16,20 à vista - Labi Exames.