Sob o aspecto nutricional, o método Van Soest separa melhor os diversos componentes da fração fibrosa. ... Na realidade, os métodos de Weende e de Van Soest nos fornecem informações suficientes sobre a composição química de determinado alimento.
O NDT dos alimentos foi calculado a partir da seguinte fórmula: NDT = PBD + CNFD + FDNpD + 2,25*EED (NRC, 2001), onde PBD = proteína bruta digestível, CNFD = carboidratos não fibrosos digestíveis, FDNpD = fibra em detergente neutro corrigida para proteína digestível, e EED = extrato etéreo digestível.
Extrativo não nitrogenado (ENN): Representa “teoricamente” os carboidratos não estruturais e de mais fácil digestão, como os açúcares, o amido e a pectina. É obtido subtraindo-se de 100 a soma de PB, FB, EE e MM (expressos em porcentagem de MS), então: ENN = 100 – (PB+FB+EE+MM).
O cálculo para o coeficiente de digestibilidade (CD) foi realizado pela fórmula: CD (%) = [(ingerido excretado)/ingerido] x 100. O cálculo do NDT foi realizado de acordo com Cappelle et al. (2001).
O coeficiente de digestibilidade (CD) é a proporção de nutriente consumido que na realidade está disponível para a absorção e utilização pelo organismo animal (Case et al., 1998).
A digestibilidade do alimento é a sua capacidade de permitir que o animal utilize, em maior ou menor escala, seus nutrientes.
A digestibilidade do alimento representa a capacidade do animal em utilizar seus nutrientes, em maior ou menor escala, sendo uma característica do alimento, e não do animal (SILVA E LEÃO, 1979).
A possibilidade de determinar a digestibilidade verdadeira é considerar que o conteúdo fecal não apresenta somente resíduos de alimentos não digestivos, mas também matéria microbiana e endógena decorrente do processo Page 31 30 de digestão.
A técnica de digestibilidade in situ, consiste na avaliação da degradação de alimentos incubados em sacos de náilon porosos. ... A primeira técnica degradabilidade in vitro foi desenvolvida por Tilley e Terry (1963) baseada em dois estágios para simular a digestibilidade do alimento./span>
A proteína bruta, fibra bruta, matéria mineral, aminoácidos, e macrominerais são expressos em percentual do alimento ingerido. ... É muito comum, principalmente em rações de monogástricos, como aves e suínos, o termo proteína digestível ou aminoácido digestível, como lisina digestível ou metionina digestível./span>
O sucesso da produção de carne bovina depende de um planejamento muito bem-estruturado de todo o sistema, mas, principalmente, das estratégias nutricionais para o gado de corte....Contudo, em termos gerais, uma boa ração para bovinos de corte tem:
Primeiramente, é preciso ressaltar que há três principais vegetações utilizadas para a silagem para gado de corte: milho, sorgo e capim-elefante. O milho tem sido mais utilizado em função da alta produção de matéria seca por hectare, além de ser um alimento bastante energético./span>
Por dia, um bezerro toma de quatro a seis litros de leite, o equivalente a 10% do peso corporal. A alimentação deve ser fornecida de manhã e à tarde. A partir do décimo dia de nascido, o bezerro começa a ter contato com a ração, mas o consumo será pequeno./span>
Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse será o objetivo básico do manejo das pastagens ...
Faça um creep-feeding para engorda de bezerros Por meio de um cercado com um vão (geralmente entre 60 e 70 cm) e deve ter passagem exclusiva apenas para animais de pequeno porte e que entre apenas um de cada vez.
Confira três dicas para você alcançar as sete arrobas iniciais na fase de cria. Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.
Para formular uma ração satisfatória, basta misturar 70 kg de quirera de milho com 30 kg de farelo de soja, ou soja em grãos (teor de proteína bruta entre 28 e 30%) e adicionar 3% de sal mineral fornecido para as vacas de cria, ou 1% de sal comum (branco) e 2% de farinha de ossos calcinada, ou fosfato bicálcico./span>
Isso ocorre graças ao acesso à alimentação específica para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses./span>
Enquanto o animal recém-nascido é denominado de bezerro (até que complete um ano de idade), o período de um até três anos é denominado como a fase de garrote ou novilho do bovino. Embora sejam fases muitos próximas, os cuidados com os animais são diferente.
garrote 15 a 18 meses, pesando 235 Kg; novilha 15 a 18 meses, pesando 175 Kg; boi magro, pesando 320 kg; vaca boiadeira, pesando 320 Kg.