a) Os sistemas de numeração reconhecidos mundialmente são o Indo-arábico, o Egípcio,o Maia,o Babilônico e o Romano.
Sistema de Numeração Decimal
Sistema de Numeração Decimal Posicional. A origem do sistema de numeração que é atualmente utilizado na maioria das culturas contemporâneas do Ocidente é muito antiga. Surgiu na Ásia, há muitos séculos, no vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.
Resposta. O sistema indo-árabe, os seus símbolos e regras foram criados pelos hindus e aperfeiçoado e divulgado pelos Árabes. Este é também denominado por sistema de numeração decimal ou de base 10.
Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.
O sistema sexagesimal é um sistema de numeração de base 60, criado pela antiga civilização Assíria. ... Outra hipótese poderá vir de uma união de um sistema de contagem de base 5 que se baseava em contar com os dedos da mão e o sistema de contagem de base 12 que usava o método das três falanges.
Foi a civilização suméria, em 2000 a. C., que criou o sistema numérico sexagesimal. A escolha é bastante particular, já que a maioria das sociedades humanas escolheu 5, 10 ou 20 como seu número-base. Os sumérios achavam o 60 bastante flexível já que ele é o menor número simultaneamente divisível por 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Significado de Sexagesimal adjetivo Relativo a sessenta. Diz-se da divisão da circunferência em 60°. Diz-se da fração cujo denominador é uma potência de sessenta.
Sistema sexagesimal Um grau corresponde a 190 do ângulo reto que por sua vez é um quarto de um ângulo giro. Assim sendo, um ângulo reto mede 90º (90 graus) e um ângulo giro mede 360º (360 graus) pois 90×4=360.
1 – A parte inteira de graus permanece a mesma (ou seja, 23). 2 – Divida os minutos por 60 (33/60 = 0,55). 3 – Divida os segundos por 3600 (4,72/3600 = 0,). 6 – O resultado final será: -graus no formato decimal.
Folha de pagamento – Conversão da hora relógio (sexagesimal) em hora numérica (centesimal) ... Este sistema é conhecido como sexagesimal (hora relógio), tendo em vista que há 60 minutos em uma hora (01h = 60 min) e um minuto tem 60 segundos (1 min = 60s).
Para realizar uma contagem simples, a pessoa usava o próprio polegar e contava as 12 falanges dos quatro dedos. ... Como são 5 dedos, contava-se 60 unidades, pois 5 × 12 = 60. Observe. Essa base foi usada por certo tempo em nossa história, mas perdeu para a base 10 de maneira geral.
Inicialmente, devemos ter em mente que cada hora possui 60 minutos e cada minuto possui 60 segundos. Veja que todas elas são grandezas diretamente proporcionais, pois quanto maior o tempo sob uma unidade, maior será sob as outras também. Portanto, a base utilizada nessas conversões é 60.
A contagem usual é realizada em base decimal. Computadores usam base binária (zeros e uns) para contagem. Também pode-se contar com auxílio dos dedos, especialmente quando contando pequenos números. Isto é frequentemente utilizado por crianças para facilitar o processo de contagem (e, também operações simples).
Dois séculos mais tarde, no Império Romano, Ptolomeu de Alexandria subdividiu as coordenadas dos graus em 60s (minutos) e 60s de 60s (segundos). Esta convenção de “graus, minutos e segundos” é usada ainda hoje para traçar locais da Terra, assim como as posições das estrelas.
Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e depois em 24, que são as horas que usamos até hoje.
E 360 dividido por 6 é igual a 60, número apreciado pelos babilônios, que, 2 mil anos antes de Cristo, inventaram o sistema sexagesimal. Dividiam o círculo em 60 partes. "Por coincidência, fizeram o mesmo com as horas e os minutos até chegar aos segundos", diz Cláudio Furukawa, professor do Instituto de Física da USP.
As primeiras referências do objeto apareceram apenas no século 14. Esse tipo de relógio foi muito usado por navegantes e, dependendo da quantidade de areia, podia medir o tempo a cada meia hora ou a cada 12 horas. O relógio mecânico apareceu em 1386, mas não se sabe ao certo quem o inventou.
Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.