“A ideia da Eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida, além de se interessar pelo diferente, conhecer novos rumos e alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diversos e novas possibilidades de atuação”, avalia Rossieli Soares, secretário da Educação.
Indicação da quantidade de estudantes de cada ano/série que serão aceitos na Eletiva.
“A ideia da Eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida, além de se interessar pelo diferente, conhecer novos rumos e alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diversos e novas possibilidades de atuação”, avalia Rossieli Soares, secretário da Educação.
Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania; Elaboração e gestão de projetos; • Abertura a novas experiências. projeto pedagógico, ambiente e práticas às características, interesses, necessidades, culturas e realidades em que vivem seus estudantes.
Disciplinas eletivas: São disciplinas ofertadas em uma relação da qual o estudante pode escolher as que deseja cursar para cumprir a carga horária mínima, que será computada para a integralização do curso. ... Disciplinas optativas: As disciplinas optativas não integram o currículo mínimo e não são obrigatórias.
A Eletiva é um componente curricular oferecido semestralmente e de livre escolha dos estudantes. A escola deve oferecer um conjunto de opções de Eletivas contando com duas aulas semanais de 45 minutos. Cabe aos professores atribuídos elaborar os planos de aula das Eletivas, nos quais devem constar uma ementa.
A apresentação ou a entrega de um projeto, a chamada culminância, deve servir apenas como a conclusão de um processo permeado pelo aprendizado do início ao fim, o que permite aos alunos partir de um estágio menor de conhecimento para outro maior.
Projeto de vida está relacionado com a capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos não apenas para o futuro, mas também para agora. Isso inclui planejar o que farão a cada ano e etapa de ensino, aprendendo a se organizar, estabelecer metas e definir estratégias para atingi-las.
Projeto de vida é um plano do caminho a ser percorrido por você. Ele documenta as diretrizes básicas que determinam o rumo da sua vida. A sequência inteligente a interligação desses planos é que faz um projeto ser bem-sucedido ou não. Projetar sua vida é fundamental para você que quer obter sucesso nos negócios.
Vale abrir as perguntas sobre o futuro, indo além das aspirações profissionais. Uma dica para ajudá-los a montar o projeto de vida na escola é fazer perguntas sobre os seus objetivos para o ano, em diversas áreas da vida, e quais as estratégias traçadas para alcançá-los.
As instituições educacionais podem ajudar implantando a cultura do projeto de vida, ou seja, ajudar, estimular e orientar os jovens a construírem e sistematizarem a sua existência, incentivando a autonomia, a postura do eterno aprendiz e, principalmente, auxiliá-lo a identificar uma causa, a razão de ser e viver.
Resposta. Resposta: porque o Projeto de vida é o que nos motiva a seguir em frente, que orienta os nossos sonhos e que nos faz levantar todos os dias de manhã na esperança de um futuro melhor. Metaforicamente falando, ele funciona como uma espécie de bússola, que nos aponta o norte a ser seguido.
O projeto de vida é o plano que uma pessoa desenha para obter um objetivo. O projeto confere coerência à vida de uma pessoa em suas diversas facetas e marca um certo estilo, de agir, nas relações, na maneira de ver a vida. O projeto pode ser sobre um trabalho, a sua família ou até seu corpo.