EQST

Quais So Os Principais Marcos Regulatrios Da Educaço Especial Na Perspectiva Inclusiva?

Quais são os principais marcos regulatórios da Educação Especial na perspectiva inclusiva?

Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Plano nacional de educação (PNE) Lei brasileira de inclusão (LBI)

O que é um marco legal?

Os marcos legais designam, portanto, de maneiras diferentes, algo comum, aquilo que os estudantes devem aprender na Educação Básica, o que inclui tanto os saberes quanto a capacidade de aplicar esses conhecimentos.

O que é terminalidade específica na educação especial?

Terminalidade específica é uma certificação de conclusão de escolaridade, fundamentada em avaliação pedagógica, com histórico escolar que apresente de forma descritiva, as habilidades e competências atingidas pelos educandos com dificuldades acentuadas de aprendizagem associadas às condutas típicas.

Quais são as aptidões de um professor capacitado para a educação inclusiva?

Os professores capacitados, para serem assim denominados, devem ter uma disciplina em sua formação inicial a respeito da educação especial e da educação inclusiva, além de adquirir competências para perceber as necessidades educacionais específicas dos estudantes e flexibilizar a ação pedagógica para atender as suas ...

Qual é o papel do professor na educação inclusiva?

O papel do professor na educação inclusiva envolve o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais do aluno, a partir de um plano de aula que contemple toda a turma, sem distinção. ... Além disso, é imprescindível que o educador estimule o aluno e comemore as suas pequenas conquistas.

Quem é que pode atuar no AEE qual deve ser a formação do professor para atuar na educação especial?

Quem atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE)? 1º São considerados professores capacitados […] aqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, que foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequado ao desenvolvimento de competências e valores para […]

Quem pode atuar na educação especial?

Como existem diversos tipos de deficiência, a atuação do profissional de Educação Especial também é diversa. ... No contexto escolar, os professores podem trabalhar especificamente com alunos com deficiência auditiva e surdos, deficiência física, deficiência mental, deficiência múltipla ou deficiência visual.

Quem pode trabalhar na sala de recursos?

Para atuar na sala de recursos multifuncionais (SRMs) o educador, seja ele professor, psicólogo, sociólogo ou outro profissional, precisa de uma formação inicial e continuada que possibilite exercer da melhor maneira seu trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais (N.E.E.).

Como trabalhar com alunos no AEE?

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais (SRM), mas não apenas nessa sala. O professor do AEE trabalha em parceria com o educador de sala de aula comum, quando esse profissional achar necessário e complementar ao trabalho realizado com os demais alunos.

Como trabalhar em uma sala de AEE?

O principal objetivo desse serviço de apoio é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com foco na eliminação das barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, em prol da autonomia e ...

Qual é a função de uma sala de recursos?

A sala de recursos multifuncionais é um espaço na escola onde acontece o atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de desenvolver a aprendizagem, baseada em novas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar esses alunos a acompanharem o currículo proposto pela escola, como ...

O que deve ter em uma sala de recursos multifuncionais?

O atendimento pode ser em uma sala de recursos multifuncionais, ou seja, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais específicos, projetado para oferecer suporte necessário às necessidades específicas dos alunos.

Qual a diferença entre sala de recursos e sala de recursos multifuncionais?

A Sala de Apoio Pedagógico (SAP) também conhecida em muitos lugares como Laboratório de Aprendizagem (LA) é o local indicado para o atendimento de alunos com dificuldades, problemas e transtornos de aprendizagem, enquanto a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) atua com alunos com deficiências de ordem orgânica (mental ...