Reações químicas (tipos) - Síntese, análise e deslocamento, dupla-troca. As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos.
Essas reações podem ser agrupadas em quatro tipos principais:
As reações de adição ocorrem quando se adiciona um reagente a uma molécula orgânica. Os principais tipos são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e hidratação. Como o próprio nome indica, as reações orgânicas de adição ocorrem quando átomos de outros elementos são adicionados à molécula orgânica.
Resposta: As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Existem vários tipos de adiação nucleofílica a carbonila como:
Segundo a regra de Markovnikov, na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, ou na hidratação deste alceno, o hidrogênio do haleto ou da água liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação, ou seja, ao carbono que possui mais ligações com o hidrogênio.
A regra de Markovnikov pode ser enunciada assim: “Na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, o hidrogênio do haleto liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla, ou seja, ao átomo que possui mais ligações com o hidrogênio.”
A reação de adição de ácido clorídrico a propeno (HCl + CH2=CHCH3) foi escolhida como reação-modelo para o estudo computacional do mecanismo.
ocorrem a nível molecular, quando os reagentes se transformam nos produtos. A reação química descreve o que ocorre, enquanto o mecanismo descreve como ocorre. (nucleófilo) e uma pobre em elétrons (eletrófilo). um átomo rico em elétrons capaz de doar par de elétrons para formar ligações.
O nucleófilo é uma espécie química que doa um par de elétrons para formar uma ligação química em uma reação química. ... Nucleofilicidade, às vezes chamada de força nucleofílica, refere-se ao caráter nucleofílico de uma substância e é frequentemente usada para comparar a afinidade dos átomos.
Como há duas moléculas participando, a reação é dita bimolecular, e daí o símbolo SN2. Sn1 ocorrerá quando houver substituição de apenas 1 molécula, já Sn2 é uma substituição bimolecular.
As reações de substituição nucleofílica unimolecular ou SN1 são reações em que ocorre a substituição de um grupo de saída por um nucleófilo, cuja lei cinética depende apenas da concentração do substrato orgânico, uma reação de primeira ordem.
Mas precisamos lembrar que o mecanismo SN1 depende da formação de um carbocátion. Ou seja, necessita-se a formação de carbono com 3 elétrons que nunca é simples de ocorrer. Portanto, sempre que possível, a reação de substituição procederá por SN2 a não ser que for dada amplas condições do carbocátion ser formado.
Ajude a inserir referências. Em química, uma substituição nucleofílica ou nucleófila é um tipo de reação de substituição na qual um nucleófilo, "rico em elétrons", substitui em uma posição eletrófila, "pobre em elétrons", de uma molécula, um átomo ou grupo (denominado grupo lábil).
Em química, a regiosseletividade é a preferência que tem uma reação para romper ou criar um ligação em uma direção em particular em preferencialmente a todas as demais possíveis.
Para que uma reação química seja realizada, um eletrófilo deve estar próximo a um composto ou grupo que possua excesso de carga negativa e tenda a emitir elétrons. Esse grupo é chamado de nucleófilo.