As principais características do realismo literário estão relacionadas com a capacidade de demostrar a realidade da maneira mais verossímil possível. ... Retrato fidedigno da realidade. Busca do objetivismo. Cientificismo e materialismo.
A literatura do Realismo reflete a realidade da segunda metade do século XIX nas produções literárias. ... Ao contrário do Romantismo, fase literária anterior, os escritores realistas não expressavam subjetividade na linguagem, assumiram uma postura cientificista em relação aos fatos reais.
O Realismo é um movimento artístico voltado para a representação da realidade vivida pela sociedade, muitas vezes através de críticas a temas sociais, de forma simples. A linguagem realista é direta e objetiva, contrária ao subjetivismo característico do Romantismo.
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil.
Machado escreveu contos, crônicas, poemas e romances, deixando a sua contribuição para diferentes gêneros literários. No começo da carreira, apostou em textos mais conservadores, com influência romântica. Depois, foi o Realismo que ficou mais presente nas suas obras.
Machado de Assis (1839-1908) é considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, reconhecido mundialmente. Seus personagens ganham traços realistas e a narrativa psicológica ganha força, temperada com humor sofisticado e ironia. ...
Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
Memórias Póstumas de Machado de Assis; O mulato de Aluísio de Azevedo....São obras de Machado de Assis, exceto:
As principais obras da primeira fase de Machado de Assis são:
A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Suas primeiras produções foram editadas por Paula Brito, e, mais tarde, por Baptiste-Louis Garnier.
Dom Casmurro
Machado de Assis ingressou na vida pública em 1873, aos 33 anos de idade, por questões financeiras, e reconhece que seu papel de burocrata garantiria, até o fim de sua vida, o meio principal de sobrevivência. O escritor atuou como funcionário público, ocupando diversos cargos, por um período de 35 anos.
Foi vendedor de bala, aprendiz de tipógrafo, além de empregado da Imprensa nacional, redator do Diário oficial, jornalista, primeiro oficial da Secretaria do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas, oficial do gabinete do ministro, diretor da Viação.
29 de setembro de 1908