EQST

Quais So Os Tipos De Tributos?

Quais so os tipos de tributos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • Quais são os tipos de tributos?
  • Quais são os tipos de responsabilidade tributária?
  • Quais os tipos de responsabilidade contemplados no sistema tributário nacional?
  • Em que consiste o instituto da responsabilidade tributária Quais as suas espécies de exemplos?
  • Quais as espécies de responsabilidade tributária previstas no Código Tributário Nacional?
  • Quem poderá ser responsabilizado por infração tributária?
  • Quais são as espécies de tributos exigidos dos responsáveis por sucessão no caso de bens imóveis?
  • Quem são os responsáveis tributários?
  • Qual a diferença entre contribuinte é responsável tributário?
  • O que distingue o contribuinte do responsável tributário é o seguinte?
  • O que é responsabilidade supletiva?
  • O que é responsabilidade tributária por sucessão?
  • Como se caracteriza a responsabilidade por substituição?
  • O que é responsabilidade por transferência?
  • Qual é a diferença entre a responsabilidade tributária por transferência e por substituição?
  • Qual a diferença entre responsabilidade por substituição progressiva e responsabilidade por substituição regressiva?
  • O que é responsável por substituto tributário CRC?
  • O que é substituição tributária regressiva?
  • Quando a lei determinar que o responsável tributário ocupe o lugar do contribuinte desde a ocorrência do fato gerador estamos diante de qual responsabilidade?
  • Quem é o sujeito passivo de uma obrigação tributária?
  • Será contribuinte quando tiver relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador caso contrário será denominado responsável?
  • Quem recolhe imposto?
  • Quem deve recolher o ICMS?
  • Quem paga o ICMS Quem vende ou quem compra?
  • Quem paga os impostos no Brasil?
  • Quais são os tipos de tributos?

    De acordo com o Código Tributário Nacional, os três principais tipos de tributos são os impostos, taxas e contribuições de melhoria. Como foi visto, para ocorrer a cobrança de um tributo, é preciso haver algumas condições, como o fato gerador (no caso de impostos) e a previsão dele em lei.

    Quais são os tipos de responsabilidade tributária?

    Há dois tipos de responsabilidade solidária: a natural e a legal. Solidariedade tributária natural: quando as pessoas que possuem as mesmas obrigações perante o fisco por interesse comum na situação. ... Sociedade tributária legal: quando não há interesse na situação por parte do responsável, mas sim legal.

    Quais os tipos de responsabilidade contemplados no sistema tributário nacional?

    O Código Tributário Nacional, sem seus artigos 128 a 138[7], elenca as hipóteses de responsabilidade tributária, as quais são: responsabilidade dos sucessores, responsabilidade de terceiros e responsabilidade por infrações, como a seguir demonstrado.

    Em que consiste o instituto da responsabilidade tributária Quais as suas espécies de exemplos?

    Em direito tributário, a responsabilidade tributária é daquele que, sem se revestir na qualidade de contribuinte, possui o dever legal de recolher tributos em nome deste. ... No caso do IPTU, o contribuinte é o proprietário do imóvel predial ou territorial urbano.

    Quais as espécies de responsabilidade tributária previstas no Código Tributário Nacional?

    O Código Tributário Nacional (Lei nº 5.

    Quem poderá ser responsabilizado por infração tributária?

    A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, nos casos de tributos cujo montante dependa de apuração.

    Quais são as espécies de tributos exigidos dos responsáveis por sucessão no caso de bens imóveis?

    O art. 130 do CTN estabelece as regras aplicáveis em caso de alienação de bens imóveis. Nos termos da legislação, a responsabilidade tributária por débitos decorrentes de propriedade imobiliária, taxas referentes à propriedade imobiliária e contribuições de melhoria, sub-rogam-se na pessoa do adquirente do bem.

    Quem são os responsáveis tributários?

    Os responsáveis tributários são, pois, sujeitos passivos indiretos da obrigação tributária principal, enquanto os contribuintes são sujeitos passivos diretos. O Código Tributário Nacional relaciona três espécies de responsáveis tributários: sucessores, terceiros ou por infrações.

    Qual a diferença entre contribuinte é responsável tributário?

    O contribuinte é aquele que tem relação direta e pessoal com a situação de fato gerador do tributo. Já o responsável tributário é o terceiro que possui vínculo com o fato gerador, mas não é necessariamente contribuinte, conforme o Código Tributário Nacional: Art. 121.

    O que distingue o contribuinte do responsável tributário é o seguinte?

    Assim, o contribuinte é a pessoa física ou jurídica que tem relação direta com o fato gerador. ... Diferentemente do contribuinte, cuja identificação pode decorrer do próprio estudo do critério material do tributo, o responsável pelo pagamento de determinado tributo será expressamente definido em lei.

    O que é responsabilidade supletiva?

    Na responsabilidade supletiva, a exigência do tributo deve ser feita antes do contribuinte substituto e, apenas quando a execução sobre este restar frustrada, será possível exigir-se o imposto do responsável subsidiário.

    O que é responsabilidade tributária por sucessão?

    A responsabilidade tributária na sucessão empresarial ocorre quando uma pessoa jurídica adquire de outra o fundo de comércio ou o estabelecimento comercial e continua a exploração econômica da atividade, com a mesma ou com outra razão social.

    Como se caracteriza a responsabilidade por substituição?

    Conceitua-se responsabilidade por substituição aquela em que lei tributária atribui o dever jurídico de pagar o tributo a pessoa diversa daquela que dá origem ao fato gerador, mas que com ela possui relação jurídica, assumindo o lugar do contribuinte.

    O que é responsabilidade por transferência?

    A responsabilidade por transferência ocorre quando a obrigação tributária surge com um sujeito passivo e, depois, devido a um evento descrito na lei, outra pessoa passa a ocupar o pólo passivo.

    Qual é a diferença entre a responsabilidade tributária por transferência e por substituição?

    A responsabilidade tributária pode se dar por substituição, oportunidade em que, para fins de facilitar a arrecadação, a lei substitui, no mesmo instante da ocorrência do fato gerador, a pessoa que deveria pagar o tributo (contribuinte) por outrem (responsável); ou por transferência, em que diante da dificuldade de ...

    Qual a diferença entre responsabilidade por substituição progressiva e responsabilidade por substituição regressiva?

    Também, aqui no mesmo viés da substituição regressiva, concentra-se o pagamento, no caso da substituição progressiva a antecipação do pagamento, a um sujeito passivo, por disposição legal, estabelecido como responsável tributário, dinamizando a arrecadação tributária e a atuação fiscalizatória do Fisco.

    O que é responsável por substituto tributário CRC?

    Na prática, apenas uma empresa é responsável por recolher o ICMS devido em toda a cadeia, atuando como substituto tributário sobre os demais envolvidos nas operações. Por essa razão, a arrecadação do imposto costuma se concentrar em indústrias e importadores.

    O que é substituição tributária regressiva?

    A substituição tributária regressiva, também chamada de substituição “para trás” é sistema excepcional, aplicado às cadeias de produção, por meio da qual há o deslocamento da obrigação de recolher o tributo, de forma que os ocupantes das posições posteriores substituem os ocupantes das posições anteriores.

    Quando a lei determinar que o responsável tributário ocupe o lugar do contribuinte desde a ocorrência do fato gerador estamos diante de qual responsabilidade?

    Já na responsabilidade por substituição, a lei fixa, expressamente, que terceira pessoa ocupara o lugar do contribuinte desde a ocorrência do fato gerador, de modo que, quando a obrigação tributaria nasce, assim já o faz em desfavor daquela pessoa que pode ser chamada de substituto tributário ou responsável por ...

    Quem é o sujeito passivo de uma obrigação tributária?

    O sujeito passivo segundo o direito tributário é a pessoa obrigada ao cumprimento da obrigação principal e acessória, tais obrigações têm como objeto o dever de dar, ou seja, realizar o pagamento de determinado tributo ou penalidade pecuniária, fazer ou deixar de fazer.

    Será contribuinte quando tiver relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador caso contrário será denominado responsável?

    Será contribuinte aquele que tiver relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador; caso contrário, será denominado responsável tributário. ... Assim, o contribuinte é sujeito passivo direto.

    Quem recolhe imposto?

    CONTRIBUINTE – É o sujeito passivo de uma obrigação tributária. Toda pessoa – física ou jurídica – que paga tributo (sentido genérico) aos cofres públicos, quer seja da União, dos Estados, dos Municípios e/ou do Distrito Federal.

    Quem deve recolher o ICMS?

    O recolhimento do ICMS é efetuado em guia própria, ao Estado em que é devido. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ICMS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos, dentro dos sublimites estabelecidos por cada unidade da federação (veja aqui os sublimites vigentes).

    Quem paga o ICMS Quem vende ou quem compra?

    Consumidor final contribuinte do ICMS O consumidor final (destinatário, quem receberá o bem) será responsável pelo recolhimento do imposto, correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual, se for contribuinte do ICMS.

    Quem paga os impostos no Brasil?

    Assim, o imposto é progressivo — ou seja, mais justo. Mas com um porém: entre os brasileiros com maior renda, o IR acaba beneficiando os mais ricos. Quem mais paga é a classe média assalariada, aquela que tem carteira assinada.