Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.
O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.
A principal e mais marcante característica morfológica dos fitonematoides é a presença de um estilete bucal típico. É um órgão canaliculado, que se presta tanto à injeção de substâncias tóxicas produzidas pelo nematoide, como à ingestão de alimento líquido disponibilizado pela célula vegetal parasitada.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
O filo molusca , ou grupo molusco, recebe esse nome pois seus integrantes possui como característica comum o corpo mole. Dentre eles , a exemplo, temos as lesmas, os caracóis, os polvos e lulas, as ostras e os mariscos.
Os moluscos podem apresentam respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (através de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...
A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio. “A concha protege o animal e também funciona como esqueleto, dando sustentação aos músculos do corpo para a movimentação.
A principal função da concha é proteger o corpo do molusco. Quando se sente ameaçado, o molusco consegue esconder o corpo inteiro dentro dela. As conchas têm ainda outras finalidades. Algumas apresentam saliências que mantêm o animal ancorado ao fundo do oceano.
Estrutura calcária presente na maioria dos animais pertencentes ao filo Mollusca. Tem a função de proteger o corpo mole desses animais. Palavra-chave: univalvos, bivalvos, manto, esqueleto externo.