Situação caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos que têm afinidade para corantes ácidos, básicos ou neutros. Tendência de certas células (certos glóbulos vermelhos, por exemplo) para serem corados por corantes básicos ou ácidos.
É uma condição física na qual os glóbulos vermelhos de uma pessoa são encontrados de tamanho desigual. Isso normalmente acontece quando o paciente sofre de anemia, talassemia ou qualquer outro distúrbio das células do sangue. Quando o sangue é testado em tais casos, as células são encontradas em tamanhos diferentes.
Os precursores das hemácias maduras são os chamados eritroblastos, células nucleadas que se encontram, normalmente, apenas na medula óssea; tais células só passam ao sangue periférico em condições de estímulo aumentado à gênese da série vermelha, como por exemplo na anemia hemolítica.
Poiquilocitose é um termo que pode aparecer no hemograma e que significa aumento no número de poiquilócitos circulantes no sangue, que são hemácias que possuem formato anormal. As hemácias possuem formato arrendondado, são achatadas e possuem uma região central mais clara no centro devido à distribuição de hemoglobina.
Pode ser causada por uma doença digestiva, como a doença celíaca , caso em que a solução pode estar no tratamento da doença celíaca subjacente para que os nutrientes possam ser absorvidos adequadamente. Também pode ser visto na mielofibrose.
Poiquilocitose ou pecilocitose refere-se à presença de poiquilócitos no sangue. Poiquilócitos são eritrócitos de formas anormais. Os eritrócitos normais são discos ovais e achatados, mais finos no centro. Os poiquilócitos podem ser uma distorção dessa forma ou antes uma outra totalmente diferente.
eliptocitose hereditária se caracteriza como uma doença genética com presença de eritrócitos ovalados, que provoca eventuais episódios de hemólise, ou seja, é um distúrbio hereditário no qual os glóbulos vermelhos do sangue têm a forma elíptica.
A eliptocitose hereditária, também conhecida como ovalocitose, constitui um grupo de doenças hereditárias que acometem os eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) sanguíneos, comumente redondos, passando a adquirir uma forma ligeiramente oval ou elíptica.
O que são dacriócitos e principais causas. Os dacriócitos correspondem a uma alteração no formato das hemácias, em que essas células adquirem um formato semelhante a uma gota ou lágrima, sendo, por isso também conhecida como hemácia em lágrima.
Baixo: Anemia, perda excessiva de sangue, doença renal, deficiência de ferro e de proteínas e sepse. Alta: Policitemia, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares e em altitudes elevadas; Baixa: Gravidez, anemia por deficiência de ferro, anemia megaloblástica, talassemia, câncer, desnutrição, doença hepática e lúpus.
Hemácias em Alvo Estes são eritrócitos nos quais houve concentração da hemoglobina na região central da célula, fazendo com que esta reproduza a forma de um alvo. Estas células são também chamadas de leptócitos, codócitos ou target cells, do termo target que quer dizer alvo em inglês.
A presença de hemácias na urina é conhecida como hematúria e está normalmente associada a problema nos rins, no entanto também pode ser consequência da realização de atividade física muito intensa, apesar de isso ser raro, ou devido ao período menstrual, por exemplo.
Hemácias (Figura 18) – São normalmente encontradas no período menstrual. Fora desta fase indicam traumatismo da colheita, erosão ou ulceração e, ainda, neoplasia cervical. No sangramento intermenstrual (ovulatório) o seu encontro pode ser uma observação normal.
As hemácias apresentam como função principal o transporte do oxigênio obtido pelo sistema respiratório até as células do corpo. Também é papel das hemácias transportar uma parte do gás carbônico produzido pelas células para que ele possa ser eliminado.
Devido ao aumento no número de hemácias, o sangue fica mais viscoso, o que faz com que o sangue circule com mais dificuldade pelos vasos, podendo causar alguns sintomas, como dor de cabeça, tonturas e até mesmo infarto.
Quando a produção de hemácias na medula óssea se altera, pode haver aumento ou diminuição da sua contagem. Se há destruição excessiva de hemácias (hemólise), a contagem diminui causando anemia. Alterações da contagem de hemácias mostram que há um problema na sua produção ou destruição, mas não indica a causa.
Alto: Esforço físico extremo, tabagismo, residir em altitudes elevadas. Baixo: Pode indicar principalmente quadros de anemia, leucemia ou insuficiência renal. Percentual de hemácias presentes na amostra de sangue. Alto: Insuficiência cardíaca ou respiratória, policitemia vera (tipo de câncer).
3 dicas simples para curar a anemia
Hemograma de homens