Em uma perspectiva clássica, só eram considerados Sujeitos Históricos as grandes figuras, como reis, generais e importantes líderes religiosos, de modo que a História, nesta perspectiva, é compreendida como a "história dos grandes homens".
Um sujeito histórico é qualquer pessoa que participe ativamente da construção de um fenômeno histórico, sendo um sujeito histórico coletivo um grupo de pessoas que cumpra a mesma função.
Chamamos de sujeitos históricos aqueles indivíduos ou grupos os quais estudamos e pesquisamos quando no campo da ciência histórica. A História compreende que tanto as pessoas, quanto os coletivos aos quais elas pertencem, estão submetidos à realidade socio-histórica.
O sujeito Individual está nas pessoas que sabemos o nome e a história e que fizeram parte dessa revolução como: Trostky. Joseph Stalin.
O agente da história é o homem por meio de suas ações, de forma geral, que acumuladas ao longo do tempo escrevem os fatos e acontecimentos que são registrados e tornam-se efetivamente eventos históricos. ... A história também modifica-se e é gerada a partir da combinação de uma cadeia de ações dos indivíduos em sociedade.
Agente histórico é todo aquele que, por meio de suas ações, modifica o curso da História, fazendo com que os fatos se desenrolem.
"Processos históricos" é uma expressão recorrente na historiografia. Com ela se enuncia um modo de apreender, descrever, entender, explicar e narrar acontecimentos cujo encadeamento permite compreender a situação no tempo atual do sujeito agente e sua possível projeção no futuro.
O homem é um ser histórico, pois é um ser um ser que manteve vivo ao longo de toda sua história, sofrendo diversas mudanças ao longo dela. Isso ocorre devido a capacidade humana de poder se adaptar a diversas situações, o que faz que espécies que não façam a mesma coisa tendam a ser extintas.
O saber histórico serve para entendermos o passado e tirarmos diretrizes para o futuro.
A construção do processo histórico vai muito além desses que se tornaram personagens principais do passado. Dessa forma, a memória de um povo se faz fundamental para a construção de sua própria formação, identidade e história.