Os elementos essenciais e que são os pilares para o perfeito funcionamento da cadeia de abastecimento são planejamento, compras, fabricação e distribuição. E devem funcionar de maneira integrada e sincronizada para extrair os melhores resultados.
6 passos para a gestão de cadeia de suprimentos mais eficiente
São elas:
A integração da cadeia de abastecimento é a união de esforços de fornecedores, fabricantes, distribuidores e comerciantes em estarem alinhados eestabelecerem uma espécie de complexo empresarial virtual para alcançar a vantagem competitiva e atender melhor os seus clientes e consumidores.
A cadeia de abastecimento é constituída pelo conjunto de organizações que mantém relações mútuas do início até o fim da cadeia logística, criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores até o consumidor final.
A gestão da cadeia de abastecimento ou supply chain management corresponde às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor ao cliente desde a fabricação dos materiais, passando pela produção dos bens e serviços, a distribuição e a entrega final ao cliente.
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
O objetivo da cadeia de suprimentos é gerar a satisfação do cliente, atendendo a todos os seus requisitos no menor tempo possível, com foco na redução de custos e aumento na qualidade do produto.
A logística de abastecimento é responsável pela gestão dos suprimentos necessários para comercialização e fabricação de produtos acabados, semiacabados e matérias-primas, com objetivo de garantir o correto funcionamento do restante das operações da cadeia de abastecimento.
O trabalho da logística de produção é reduzir o lead time de fabricação, ou seja, o tempo desde a geração de uma ordem de serviço até a conclusão do produto. De fato, para reduzir o tempo de produção, muitas empresas industriais estão optando por fornecedores locais de materiais e componentes.
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.
Como fazer uma gestão de logística da cadeia de suprimentos eficiente?
A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. mas pode-se dizer simplesmente que é a sucessão de manuseios, movimentações e armazenagens pelas quais o produto passa desde que é matéria-prima, conjuntos semi-elaborados, até chegar ao cliente final.
Não basta apenas entregar uma carga. Processos logísticos eficientes e bem estruturados também satisfazem os clientes por meio da entrega contínua de valor, para que seus negócios sejam beneficiados. E para entregar valor, os players da cadeia devem evitar quaisquer erros e atrasos.
5 principais etapas do processo logístico
Algumas etapas dos processos logísticos são: planejamento de produção, gestão de materiais e produção, gestão da armazenagem e estocagem, gestão de transportes, processamentos de pedidos e atendimento ao cliente.
A seguir, vamos abordar de forma macro os 4 principais processos de armazenagem. São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.
Fases da expedição de mercadorias:
Afinal, é preciso emitir a nota, e conferir o produto, embalar corretamente, colocar o endereço e depois enviar a mercadoria ao destinatário. Tudo isso é feito pelo setor de expedição de logística. Assim, podemos dizer que o setor de expedição é o responsável por garantir que o produto comprado chegue até o consumidor.
As quatro fases constantes do processo de recebimento de materiais no almoxarifado são, respectivamente: A. conferência quantitativa, recebimento pela expedição, movimentação e disposição. ... entrada de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização.
Essas expedições são, geralmente, classificadas em duas categorias:
Auxilia na separação, embalagem, conferência e expedição de materiais e produtos, realiza carregamento de caminhões e retira notas fiscais junto ao faturamento, visando liberar as mercadorias das transportadoras.
Expedicões Colonizadoras. As principais expedições enviadas ao Brasil foram: Expedições comandada por Gaspar de Lemos(1501) – Essa expedição explorou grande parte do litoral brasileiro e deu nomes aos principais acidentes como ilhas, baías, cabos, rios.
No ano de 1501 a primeira expedição oficial portuguesa chegou ao Brasil com o objetivo de explorar a recém descoberta costa brasileira. ... Em 1503, outra expedição passou pelo Brasil, esta estava sob o comando de Gonçalo Coelho e foi a primeira a levar carregamentos de pau-brasil para Portugal.