Testes não treponêmicos São testes que detectam anticorpos não treponêmicos, anteriormente denominados anticardiolipínicos, reagínicos ou lipoídicos. Esses anticorpos não são específicos para Treponema pallidum, porém estão presentes na sífilis.
Trata-se de testes qualitativos. Sua reatividade indica que o usuário teve contato com Treponema pallidum em alguma época de sua vida e desenvolveu anticorpos específicos. São testes indicados para confirmação do diagnóstico, quando a triagem é feita com um teste não treponêmico.
O remédio mais eficaz para tratar a sífilis é a penicilina benzatina, que deve ser sempre administrada em forma de injeção e a dose varia conforme o estadiamento da doença.
É considerado caso de cicatriz sorológica de hepatite B os casos com marcadores sorológicos de infecção passada, devida a contato prévio com o vírus, porém curados no momento da investigação. Esses casos apresentam HBsAg não reagente, anti-HbC reagente e anti-HBs reagente.
A cicatriz sorologica diz que você já entrou em contato com a sífilis. Não é grave e não significa que você ainda tem a doença. Se você realizou o tratamento correto inclusive com o tratamento do parceiro, você não tem a doença. Esse titulo do VDRL poderá ficar tão baixo quanto 1/2 ou 1/4.
O FTA-ABS não irá ficar mais negativo. O VDRL poderá negativar ou poderá ficar positivo em títulos baixos como 1/1, 1/2 e 1/4. Se você fez o tratamento correto, estes exames positivos correspondem a cicatriz sorológica e não significam que você tem a doença ainda. Desta forma, não irá mais transmitir a sífilis.