1. Hidrocarbonetos aromáticos. Alguns exemplos desse solvente são o benzeno, tolueno e xileno. Conforme as particularidades de cada um, eles fazem parte da composição de diferentes materiais como borrachas, tintas, lacas, resinas, desengraxantes, dentre outros.
Agrotóxicos são, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados nos setores de produção agrícola, pastagens, entre outros, com o objetivo de alterar a composição química tanto da flora quanto da fauna a fim de preservá-las.
Os agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. O uso desses produtos na agricultura se torna muito importante visto que impedem danos nas plantações.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte.
O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Quais as vantagens e desvantagens dos agrotóxicos?
O controle de pragas e doenças na lavoura é uma das principais vantagens do uso de agrotóxicos, pois o resultado de uma plantação saudável garante a produtividade dos produtos cultivados. Além disso, o preço dos alimentos cultivados com agrotóxicos costuma ser menor quando comparados aos produtos orgânicos.
- O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos. - O uso acima do permitido em alimentos pode trazer riscos à saúde dos consumidores. - Há riscos de intoxicação por parte dos trabalhadores que manuseiam os agrotóxicos.
Resposta. Pois os agrotoxicos podem causar doenças e problemas de saude e nao fazem bem as plantas contaminando-as os problemas de saude que mais provocam nas pessoas sao os agudos e cronicos como :má formaçao fetal de mulheres gestantes,neoplasia,disturbios endocrinos,neurologicos,cardiacos,pulmonarese respiratorias.
Para evitar contaminações, o agrotóxico não pode ser transportado junto com pessoas ou animais. E deve ser armazenado em um local isolado. As embalagens vazias nunca podem ser utilizadas para outros fins. Também não se deve comer, beber ou fumar durante a aplicação do agrotóxico.
111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.
Penteado (2010) descreve que os principais impactos ambientais prováveis devido ao uso da irrigação são: modificação do meio ambiente, consumo exagerado da disponibilidade hídrica da região, contaminação dos recursos hídricos, salinização do solo e problemas à saúde pública.
Essa é umas melhores alternativas ao uso de agrotóxicos na agricultura....Utilize o controle biológico
“São necessários ajustes gradativos. Temos um modelo de agricultura que é viciado em veneno, é como largar o cigarro. O primeiro passo é justamente não estimular o uso de venenos”, ressalta, criticando os benefícios fiscais concedidos para agrotóxicos.
Apesar dos benefícios para a agricultura, os agrotóxicos são extremamente nocivos para os seres vivos e podem desencadear contaminação e poluição do solo, água e até mesmo do ar.
As alternativas mais vantajosas para ao uso de agrotóxicos visando a diminuição no uso e uma melhor qualidade de vida, é o uso de métodos de controle biológicos, culturais e preventivos, respeitando o meio ambiente.
Resposta. Resposta: Uma boa alternativa para esse problema é a utilização de biopesticidas.
- Uso de variedades transigências, existem muitas aguardando liberação no brasil ( já muito usados no mundo que muito diminuiriam o uso de agrotóxico.
Como outros países evitam o uso de agrotóxicos? Eles limitam o uso de agrotóxicos mais tóxicos. Aqui usamos agrotóxicos que foram proibidos em 1985 na União Européia (UE), Estados Unidos e Canadá. ... Aqui aplicamos dezenas de agrotóxicos por avião, coisa que é proibida lá.